Eu escolhi ser Publicitária!

Meus amores, é muito comum na adolescência, os estudantes ficarem em dúvida sobre qual profissão escolher. Eu já passei por isso antes de entrar na Universidade e pensando nessas dúvidas, eu resolvi compartilhar com vocês, os caminhos que me levaram até a Publicidade e Propaganda. Espero de coração, que a minha história possa ajudar vocês!

Como saber qual curso eu devo escolher na Universidade?
Essa com certeza, é a dúvida mais frequente entre os jovem que pretendem ingressar na Universidade. No meu caso, eu já sabia da resposta para essa pergunta, desde os meus 11 anos de idade. Não importa qual fosse o curso, eu gostaria de trabalhar na área de comunicação. Sendo assim, os cursos e profissões que mais se enquadravam nessa categoria eram: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Relações Públicas e Assessoria de Imprensa. Mas não pensem, que eu cheguei nesses resultados de uma hora pra outra, tudo isso foi muito bem estudado, eu fui prestando atenção nas minhas habilidades, no meus talentos e no que eu gostava de fazer. Algo que ajuda bastante, é prestar atenção nas suas matérias favoritas na escola, por exemplo, eu sempre gostei de fazer seminários e apresentações em público,sempre gostei de ler e escrever, adoro o mundo do entretenimento, amo português, história e artes. Além disso, eu fiz vários testes vocacionais que apontavam sempre os mesmos resultados. Outro ponto que ajuda bastante, é descartar os cursos que utilizam as matérias que você mais odeia, por exemplo, eu não poderia nem pensar na possibilidade de ser engenheira, já que eu odeio matemática. Depois de fazer todo esse processo, eu terminei o ensino médio com a certeza, de que o meu destino era trabalhar com Comunicação Social. Mas ainda restava uma grande dúvida: Jornalismo ou Publicidade?

Jornalismo X Publicidade e Propaganda
Mesmo na dúvida se deveria escolher Jornalismo ou Publicidade, eu resolvi seguir minha intuição e prestei o vestibular para Jornalismo, já que essa escolha era a mais antiga e me transmitia uma certa segurança. Mas pra minha sorte, ao começar o primeiro semestre, eu fui surpreendida com a notícia, de que durante a primeira parte do curso, as turmas de publicidade e jornalismo seriam mistas e que no segundo semestre, cada aluno poderia escolher para qual curso realmente queria ir. Como diria a Hannah Montana, eu teria o melhor dos dois mundos. Durante esses seis meses, eu tive a oportunidade de conhecer as verdades e mitos sobre os dois cursos e ter a certeza, de que dessa vez, eu faria a escolha certa. Foi assim, que no final do primeiro semestre, eu decidi migrar da sala de jornalismo para a sala de publicidade e propaganda e podem acreditar, foi a melhor decisão da minha vida!

Porque Publicidade e Propaganda ganhou a disputa?

Quando eu entrei na Universidade a minha primeira opção foi estudar Jornalismo, porque eu sempre amei ler e escrever e como eu já tinha esse blog, eu gostava muito da ideia de ser uma formadora de opinião. Mas foi justamente estudando Jornalismo, que eu eu descobri, que eu já era uma formadora de opinião e que eu não precisava de um diploma pra isso, foi durante o curso, que eu percebi, que em nenhuma empresa eu teria a liberdade de expressão que eu tenho aqui no blog e foi lá também  que eu descobri, que o Jornalismo já estava presente na minha vida e que eu sempre teria o meu blog quando tivesse vontade de expor a minha opinião. Entretanto, não era o jornalismo que eu queria seguir como carreira, eu estava muito acomodada, eu queria algo que me desafiasse, eu queria descobrir um mundo novo todos os dias e foi aí que eu percebi, que a minha vocação de jornalista sempre estaria comigo e eu sempre teria o blog como um hobby, mas naquele momento, era a publicidade que tinha me escolhido e eu fiquei muito feliz com essa escolha.

O que eu mais gosto no meu curso?
O que mais gosto no meu curso é que eu posso trabalhar em diversas áreas: criação (redação e web designer) planejamento, marketing, pesquisa, gestão de verbas e atendimento. Por isso, eu aprendo sobre todas essas áreas no meu curso. Eu aprendo como fazer um texto persuasivo, como ilustrar um anúncio, aprendo como planejar uma campanha, como descobrir o que o meu consumidor deseja, aprendo como utilizar a verba que o meu cliente investe na campanha. Além disso, as matérias são muito interessantes, entre elas, as minhas favoritas foram: Redação, Criatividade, História da Arte, Sociedade Comunicação e Cultura, Filosofia, Comunicação e Expressão, Estudos de Mídia, Comportamento do Consumidor, Fotografia, Rádio, Cinema e Propaganda Digital. Outra coisa que eu gosto muito no meu curso, é que nós trabalhamos como se estivéssemos em nossas próprias agências de publicidade, ou seja, todos os trabalhos são realizados em grupos, o que torna a tarefa muito mais organizada, já que cada integrante do grupo desempenha um papel diferente dentro da equipe.

Quais trabalhos você realizou no seu curso?
Durante todo o curso nós realizamos vários projetos interessantes entre eles: pesquisas de opinião, seminários, uma rádio novela, jingles, um trailer de um filme, uma história em quadrinhos, um calendário promocional, vários anúncios, criação de sites e redes sociais, roteiros, criação de um mascote pra uma marca, o lançamento de um novo produto, várias fotografias criativas, um jogo de tabuleiro e atualmente, eu estou trabalhando juntamente com a minha equipe no meu TCC, que consiste na criação de um book criativo e uma campanha publicitária para uma empresa de verdade, um cliente real, que aceitou trabalhar com a gente. Todos os trabalhos realmente deram muito trabalho, mas valeu muito a pena, a cada dia que passa, eu me apaixono mais por esse curso e reforço a  ideia de que eu tomei a decisão certa. (Ahhh eu não publiquei as fotos dos meus trabalhos aqui, pois como eu expliquei anteriormente, os trabalhos foram feitos em grupo, então, não seria certo expor o trabalho sem que todos do grupo tivessem de acordo)


Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre o meu curso e até a próxima!

Mil Beijos!

7 comentários:

  1. Que legal seu post!! É muito importante na hora do vestibular pensar bem no que fazer, acho que você ajudou muitos que se identificam com a área!! Parabéns pela iniciativa!

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Gaby!

    Que máximo que você teve a oportunidade de escolher entre os dois cursos depois de já ter começado. Acho que adoraria fazer o mesmo rs'

    Gostei muito do post e das suas considerações sobre as duas opções, certamente me fez pensar (de novo) se realmente quero fazer jornalismo. Obrigada por compartilhar sua experiência por aqui <3

    Beijão,
    Naty.



    ResponderExcluir
  3. Que ótimo Gabriela! Está de parabéns,você deve ter ajudado muitas pessoas com esse texto declarando sua experiencia.
    Eu fiz administração na faculdade, e não me arrependo, era o que queria!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pelos comentários meus amores! Mil Beijos! <3

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela postagem. A questão de escolher um curso na faculdade enche a cabeça de muita gente. Eu optei por jornalismo. <3

    Segue?
    http://biolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Amiga, saudade!!!
    To Sumida né...
    Adorei o post de hoje, sabe que ainda tenho dúvidas se escolhi a profissão certa,. :(

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada pelos comentários meus amores!
    Mil Beijos!

    ResponderExcluir

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!