Overdose: Blythes

Meus amores, ontem eu estava assistindo o último episódio de Adotada na MTV e a Mareu foi adotada por uma família muito rica, onde a mãe colecionava Blythes. Eu fiquei encantada por essas bonecas e resolvi pesquisar mais sobre elas, para compartilhar aqui no blog. Espero que gostem.

A Blythe
Blythe (pronuncia-se "Blaite") foi criada em 1972 pelo designer Allison Katzman e comercializada nos E.U.A. pela Toy Company Kenner. Sua característica mais marcante e notável eram os olhos que mudam de cor e posição ao puxar de uma corda amarrada à parte traseira de sua cabeça. Devido à falta de interesse e o fato da boneca assustar as crianças, a Blythe saiu de linha após um ano de seu lançamento.

A História
Em 1997, a jornalista Gina Garan ganhou uma boneca Blythe de presente e passou a fotografá-la em todos os lugares, dando assim inspiração ao seu livro "This is Blythe" (Esta é a Blythe). Em 1999, ela foi introduzida à Junko CWC Wong pelo artista e ilustrador, Jeffrey Fulvimari. Ainda naquele ano, a Hasbro deu à Takara, empresa japonesa, uma licença para produzir uma nova edição da boneca Blythe, a NEO (nova) Blythe. A Blythe foi usada em uma campanha publicitária de televisão por Parco, o ramo de moda da Seibu Department Stores no Japão e foi um sucesso instantâneo. O sucesso no Japão levou a Hasbro a dar uma licença à Ashton Drake Galleries (ADG) em 2004, para produzir Blythes nos Estados Unidos por um preço mais "em conta".
Na primavera de 2009, Alexander McQueen lançou uma linha de moda para uma campanha publicitária com bonecas Blythe. A subcultura Blythe vibrante floresce na Internet, principalmente em fóruns e grupos de usuários. Existe uma grande rede de fanáticos que customizar a boneca para revenda, as pessoas que criam roupas exclusivas e calçados, bem como acessórios especificamente para Blythe.
Há dois tamanhos de bonecas Blythe: a 28 cm (escala 1/6th) de tamanho natural, e as de 11,2 centímetros, menos populares e exclusivas da Takara, "Petit Blythes" (Pequenas Blythes). Apenas Blythes de tamanho natural podem trocar a cor e posição dos olhos, sendo eles, na maioria das vezes, Azul (esquerda), verde (direita), laranja (frente) e cor-de-rosa (frente). Mesmo assim, Petit Blythes possuem os membros flexíveis e as pálpebras se fecham. Porém, já está previsto o lançamento das "Middie Blythes", que serão as "Blythes Médias" terão aproximadamente 20cm de altura, e elas teram apenas uma cor de olho, que poderá se mover para a esquerda e para a direita.As pálpebras serão Fixas (não abre e fecha). O pescoço, Móvel (esquerda e direita). Os braços, Móveis. A Cintura Fixa e o Joelho Fixo (não dobra). O valor ainda não foi estimado.
Geralmente o preço das Neo-Blythes varia, podendo ir de 100 dólares até mais de mil. Antigamente, uma Blythe Kenner era vendida por aproximadamente 6 dólares.Todo mês, a Takara lança uma nova Neo Blythe.A companhia Ashton Drake lançou 12 bonecas diferentes, porém sua produção cessou em 2008.
Fotos

Então meus amores, o que vocês pensam sobre essas bonecas?

Mil Beijos!

3 comentários:

  1. Oi Gabi!
    Adorei saber um pouco sobre essas bonecas! Já havia visto várias, mas não sabia que elas tinham uma história.
    Adorei essa da Alice! Com certeza seria uma das que eu compraria!

    Beijussss;
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Oi Gabi.
    MeuDeus que bonequinhas fofas *----*
    Quero uma dessas pra mim, são muito lindas mesmo, adorei conhecer.

    Beijos daa Lua!
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!