Resenha do Livro: Extraordiário - R. J. Palacio

Meus amores, eu não tenho dúvidas de que Extraordinário é um dos livros mais amados de todos os tempos. Depois de muitas pessoas me indicarem esse livro e com o lançamento do filme se aproximando, eu decidi finalmente ler essa obra  e assistir o filme. No post de hoje, eu vou contar para vocês, qual é a minha opinião sobre essa história.

Sinopse:  August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... Até agora. Todo mundo sabe que e difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tao diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele e um menino igual a todos os outros.R. J. Palacio criou uma historia edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade um impacto forte, comovente e, sem duvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor.

O Livro  / O Filme
A capa do livro é bem simples, mas ela consegue transmitir perfeitamente a essência da obra: "Não julgue um livro pela capa". "Não julgue um menino pela cara". O tamanho escolhido para fonte  é ótimo, a diagramação está impecável, os capítulos são curtos e eu amei a forma delicada que as ilustrações separam um narrador do outro. 
O filme é muito fiel ao livro. (Sim, todos os leitores podem respirar aliviados|) O elenco é maravilhoso e todos os atores estão perfeitos em seus papéis. Eu senti que o filme conseguiu ser um pouco mais leve que o livro, o longa conta com ótimas piadas, destaque especial para Nate o pai de August, que vai te fazer dar boas risadas.  Julia Roberts tem uma atuação brilhante interpretando a Isabel, August não poderia ter uma mãe melhor. Izabela Vdovic me conquistou ao dar vida a encantadora Via e conseguiu me emocionar em vários momentos. Por fim, só me resta exaltar o talento de Jacob Tremblay, que interpretou o protagonista August Pullman. Ele é o principal responsável, por todas as lágrimas que o público derrama durante a exibição do filme. É  impossível não se emocionar e não se encantar assistindo as cenas do August. Jacob Tremblay fez um trabalho incrível nesse filme e eu tenho certeza, que ele vai construir uma carreira extraordinária.

A Narração 
Tanto o livro quanto o filme são narrados em primeira pessoa, pela perspectiva do protagonista August Pullman e também de seus familiares e amigos. A narração foi feita de forma leve, ágil, envolvente e repleta de detalhes. Esse é aquele tipo de livro, que te prende do começo ao fim e que você não vai conseguir largar. 

A História 
Esse livro conta a história de August Pullman, um garoto de 10 anos que nasceu com uma  nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade, até agora... No decorrer do livro, nós vamos acompanhar o August em sua difícil jornada, sendo o aluno novo da escola e com a missão de mostrar para os seus colegas, que apesar da sua aparência  diferente, ele é um menino igual á todos os outros. 

August Pullman 
August Pullman é um menino extraordinário! Ele é o garoto mais doce, gentil, divertido e inteligente, que eu já conheci, é  impossível não se encantar por ele. Ele tem todos os motivos do mundo para ser uma criança amargurada e ao invés disso, ele tem o coração mais puro e lindo de todos, ele transborda amor e gentileza por onde passa e eu tenho certeza, que assim como,  vocês também vão se encantar por ele. 

A Conclusão 
Extraordinário é um dos livros mais lindos, que eu já li em toda a minha vida.  O enredo é comovente, os personagens são apaixonantes e a jornada do August me fez refletir sobre muitas coisas... Esse é aquele tipo de livro, que sempre vai ter um lugarzinho especial na minha memória e no meu coração. Definitivamente, esse livro acabou de entrar para a minha lista de livros favoritos. Essa história reforça mais uma vez, o que todos nós já deveríamos ter aprendido: "Não devemos julgar ninguém pela aparência". Além disso, devemos tomar muito cuidado com a forma que tratamos as outras pessoas: "Quando você tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil". Por todas essas razões, só me resta dizer, que tanto o filme quanto o livro são extraordinários e que todos vocês deveriam conhecer essa história, pois vale muito a pena. 


Então meus amores, qual a opinião de vocês sobre esse livro? Vocês já assistiram ao filme?

4 comentários:

  1. Hello! Tudo bom?
    Faz tantos anos que li esse livro, e foi uma alegria imensa ver que foi adaptado para as telonas.
    Adorei a resenha.
    Obrigada pelo comentário lá no meu blog.
    Volte sempre! ;*

    Bjo,
    miiistoquente~

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi, eu não li o livro, só vi o filme e que história linda, achei sensacional! Com certeza quero agora conferir a obra literária!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi, acredita que eu ainda não li esse livro, mas quero ler também, principalmente por causa do filme!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pelos comentários meus amores!
    Mil Beijos!

    ResponderExcluir

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!