As escritoras mais famosas no mundo teen

Essas escritoras criaram os livros que tanto amamos. E é claro que eu não poderia deixar de fazer um post especialmente pra elas ...

Stephenie Meyer

Stephenie Meyer é uma escritora estadunidense, nascida em 24 de dezembro de 1973, na cidade de Hartford, Connecticut, autora da série de best-sellers “Crepúsculo”.
O livro, até o ano de 2008, já havia vendido mais de 42 milhões de exemplares em todo mundo, em 37 línguas. Chegou ao Brasil em 19 de dezembro de 2008. Meyer também escreveu a obra “The Lost”. Em Phoenix, estado do Arizona, estudou na escola Chaparral High School, se formou em inglês na Brigham Young University, em Utah, no ano de 1995.

Criada em Phoenix, é casada e mãe de três filhos. Desenvolve estilo literário juvenil que, nos fins da década de 90, obteve grande aquecimento de público com a saga de Harry Poter e o Senhor do Anéis.

É frequentadora da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Depois do livro “Crepúsculo”, recebeu um prêmio do NY Times e dois da Associação de Bibliotecas Americanas.

Começou a escrever o “Crepúsculo” depois de um sonho que teve em 2 de junho de 2003, que descrevia uma paixão entre um vampiro e uma moça inocente. No dia seguinte, cuidou dos filhos e iniciou as anotações do sonho; o nome da protagonista, Isabella, seria dado a sua filha, mas Meyer só teve meninos.

O sucesso lhe rendeu contratos de adaptação para o cinema, produtos e o planejamento de novas obras com a Little, Brown and Company.


J. K. Rowling

A escritora britânica Joanne Kathleen Rowling nasceu na cidade de Yate, nas proximidades de Bristol, na Inglaterra, em 31 de julho de 1965. Ela se tornaria célebre pela criação do bruxinho Harry Potter, que lhe renderia sete volumes de uma série premiada e aceita quase unanimemente pela crítica e pelo público.
Desde cedo a autora cultivava o gosto da leitura, e vários escritores despertaram na menina o desejo de ser uma escritora. Durante a infância ela nutria um amor incondicional por seus avós paternos, seus prediletos. Sua avó, Kathleen Ada Bulgen Rowling faleceu quando a garota tinha apenas 9 anos. Em sua homenagem, Joanne adota seu nome, representado pela letra ‘K’, para completar seu nome artístico – J.K. Rowling.

Atendendo aos apelos de seus genitores, a criadora de Harry Potter cursou Língua e Literatura Francesa na Universidade de Exeter, ao invés do curso de língua inglesa que pretendia fazer. Após sua graduação, ela deu sequência à formação na capital francesa, aí permanecendo durante um ano. Voltando à Inglaterra, começou a trabalhar na Anistia Internacional em Londres, como secretária bilingue e investigadora. Ansiando por concretizar seu sonho de escrever, deixou o cargo e foi para Portugal no ano de 1991.

Neste país ela dava aulas de Inglês à tarde e à noite e, pela manhã, costumava escrever nas mesas dos cafés do Porto, cidade em que permaneceu por cinco anos. Neste ritmo ela deu início a sua trajetória literária, mais especificamente à criação de sua saga. Ela preservaria a rotina de escrever nos bares, mas seu livro, o primeiro Harry Potter, só foi concluído depois que ela se divorciou do marido, o português Jorge Arantes, e seguiu com sua primogênita para Edimburgo, na Escócia.

Foi uma longa jornada até que Harry Potter e a Pedra Filosofal fosse aceito pelo mercado editorial. A autora teve que realizar um ‘tour’ por diversas editoras, e em 1994 experimentou a miséria e um estado depressivo, até a Bloomsbury decidir lançar sua primeira obra como mais uma na galeria da literatura infantil. Quando enfim ele foi publicado, em junho de 1997, Joanne ministrava aulas de francês. O sucesso foi instantâneo, vieram os primeiros prêmios no campo dos livros para crianças. Ela conquistou até mesmo a premiação de Livro Infantil do Ano, concedido pelo British Book Awards.

Ao negociar seus direitos como autora para os Estados Unidos, por cento e cinco mil dólares, valor inigualável para uma escritora em início de carreira, ela pode deixar as aulas e se devotar integralmente ao restante da saga Harry Potter. Sua obra prosseguiu a trajetória ascendente, mantendo-se sempre nos primeiros lugares entre os livros mais vendidos, tanto na categoria infantil, quanto na adulta.

Os fãs cresceram a cada volume, especialmente quando a saga foi convertida para as telas dos cinemas, em 2001, ampliando ainda mais as vendas dos livros. A ansiedade dos leitores era tanta, que Rowling teve que ceder as suas pressões e antecipar o lançamento do segundo volume, Harry Potter e a Câmara Secreta, de setembro para junho de 1999.

A terceira parte, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkabam, publicada neste mesmo ano, em setembro, conquistou ainda mais prêmios e um sucesso ainda maior. Em 2000 Rowling publicou Harry Potter e o Cálice de Fogo e negociou seus direitos literários com uma famosa empresa cinematográfica, cedendo assim os primeiros volumes para lançamento nos cinemas.

Depois vieram Harry Potter e a Ordem da Fênix, em 2003, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, em 2005, e Harry Potter e as Relíquias da Morte, em 2007. Hoje ela é a escritora mais rica e poderosa do Planeta, e pode assim converter sua fortuna no auxílio à luta contra enfermidades, a desigualdade e a miséria do mundo. Sua obra já foi traduzida para sessenta e quatro idiomas, e a revista Forbes a considerou, em 2004, a primeira criadora literária a conquistar bilhões de dólares com esta atividade.

Em 2001 ela se casou novamente, com o anestesista Neil Michael Murray, com quem teve dois filhos, David e Mackenzie, além de Jessica, do primeiro matrimônio. Em fevereiro de 2009, ela obteve das mãos de Nicolas Sarkozy, presidente francês, a divisa de Cavaleiro da Ordem da Legião de Honra.

Cecily von Ziegesar

Desde pequena, a americana escreve poemas e histórias. Na adolescência, fez faculdade de Inglês e Escrita Criativa e logo se tornou editora de livros para crianças e adolescentes. Cecily já trabalhava com isso há algum tempo quando apresentou a proposta da série Gossip Girl à sua editora e eles toparam publicar logo de cara! Suas obras já foram traduzidos para 23 línguas e viraram série de TV!

Livros lançados:

* 1. Gossip Girl (As Delícias Da Fofoca)
* 2. You Know You Love Me (Você Sabe Que Me Ama)
* 3. All I Want Is Everything (Eu Quero Tudo!)
* 4. Because I'm Worth It (Eu Mereço!)
* 5. I Like It Like That (Do Jeito Que Eu Gosto)
* 6. You're the One That I Want (É Você Que Eu Quero)
* 7. Nobody Does It Better (Ninguém Faz Melhor)
* 8. Nothing Can Keep Us Together (Nunca Mais!)
* 9. Only In Your Dreams (Vai Sonhando!)
* 10. Would I Lie to You? (Eu Não Mentiria Pra Você)
* 11. Don't You Forget About Me (Não Me Esqueça)
* 12. It Had To Be You (O Ínicio - Só Podia Ser Você)
* 13. I Will Always Love You (Eu Sempre Vou Te Amar)(Lançamento nos EUA - novembro/2009)

Gossip Girl: Thr Carlyles A série é um spin-off de Gossip Girl, e é formada por 4 volumes,nenhum lançado no Brasil.

* 1. Gossip Girl: The Carlyles
* 2. You Just Can't Get Enough
* 3. Take a Chance on Me
* 4. Love the One You're With

Meg Cabot

Meg tinha apenas sete anos quando escreveu seu primeiro livro, Benny The Puppy. Mas ela sempre fez suas confidências a um diário (é de lá que, até hoje, ela tira as idéias para escrever suas histórias). Aos 24 anos, começou a tentar publicar suas obras. Para você ter uma noção da persistência de Meg, o livro (que virou filme em Hollywood) O Diário da Princesa foi rejeitado por 17 editoras antes que ela conseguisse vender a idéia. Lá nos Estados Unidos, os escritores precisam de um agente e, para conseguir a sua, Meg mandou cerca de 500 cartas, durante quatro anos, até convencer uma pessoa a emplacar suas histórias em uma editora. Aos 30 anos, vendeu seu primeiro livro. Hoje em dia, seus trabalhos estão em livrarias de 37 países!

Livros lançados
. A Garota Americana
. O Garoto da Casa ao Lado
. Tamanho 42 Não é Gorda
. Ídolo Teen
. A Hora Mais Sombria
. Avalon High
Série O Diário da Princesa
. O Diário da Princesa
. A Princesa Sob os Refletores
. A Princesa Apaixonada
. A Princesa à Espera
. A Princesa de
Rosa-Shocking
. A Princesa em Treinamento
. A Princesa na Balada
. Lições de Princesa
Série A Mediadora
. A Terra das Sombras
. O Arcano Nove
. Reunião
. Garoto Encontra Garota
. Assombrado
. Crepúsculo

Sophie Kinsella

Sophie Kinsella (nascida Madeleine Wickham, Londres, 12 de dezembro de 1969) é uma escritora britância.

Foi uma ex-jornalista de economia, com especialização na área financeira e começou uma carreira como escritora.

Livros lançados:
.Delírios de Consumo de Becky Bloom
.Becky Bloom: Delírios de Consumo na 5º Avenida
.As Listas de Casamento de Becky Bloom
.O Chá-de-bebê de Becky Bloom
.A Irmã de Becky Bloom
.Samantha Sweet, Executiva do Lar
.Lembra de Mim?
.O Segredo de Emma Corrigan

Thalita Rebouças

Thalita Rebouças (Rio de Janeiro, 10 de novembro de 1974) é uma jornalista e escritora brasileira que escreve livros direcionados ao público adolescente.

Sua carreira começou em 1999, mas ela só ficou conhecida do grande público em 2003, quando passou a publicar seus livros pela editora Rocco. Desde então, lançou nove títulos e em abril de 2009 já tinha vendido mais de 400 mil exemplares. Em 2005, começou a assinar a coluna Fala Sério! na última página da Revista Atrevida.

Sua vontade de escrever nasceu quando ela era apenas uma criança, e com 10 anos ela se autodenominava "fazedora de livros". Fez faculdade de Direito durante dois anos, mas após este período resolveu cursar jornalismo. Trabalhou como jornalista na Gazeta Mercantil, Lance! e TV Globo, entre outros. Como assessora de imprensa trabalhou na FSB, no Rio de Janeiro, no Guarujá e em Nova Iorque.

Em 2001, resolveu apostar no sonho de criança: ser escritora. Deu certo. Em 2009 ela deu o primeiro passo rumo à sua carreira internacional, lançando seus primeiros livros em Portugal.Sua carreira é marcada pela paixão, pelo contato com o público e pela participação intensa em feiras de livros, autografando sempre todos os dias durante as bienais do Rio e de São Paulo. No YouTube há vários vídeos que mostram o entusiasmo do público com a escritora, além de entrevistas que ela deu a programas de TV, como o Programa do Jô.

Thalita também fez várias participações em programas da TV Globo, sempre relacionadas ao público adolescente.

Livros lançados:
* Fala Sério, Mãe!
* Fala Sério, Professor!
* Fala Sério, Amor!
* Fala Sério, Amiga!
* Fala Sério, Pai!
* Uma fada veio me visitar
* Tudo por um Pop Star
* Tudo por um Namorado
* Tudo por um Feriado
* Traição entre Amigas

Seus livros fazem parte da coleção Rosa-Choque. Os livros Fala Sério, Mãe!, Fala Sério, Professor!, Fala Sério, Amor!, Fala Sério, Amiga! e Fala Sério, Pai!, contam histórias da personagem principal Maria de Lourdes (ou Malu) com as pessoas (exemplo: Pai, Amiga, Mãe, Professor e etc). As histórias seguem em ordem cronóloga, desde da 3 anos ou até da barriga da mãe até os 21 anos. Em Abril de 2010, Thalita escreveu uma história para revista Luluzinha Teen e sua Turma, onde já inha participado em 2009 como personagem da HQ.

Para 2010 Thalita prepara 2 novos livros, sendo que um terá um menino como protagonista - depois de tanto falar ela disse que finalmente terminou e entregou para sua editora, a editora Rocco. E o outro livro será a vingança dos pais sobre os filhos, (Fala Sério, Filha!) onde os pais vão falar da Malu.

Mil Beijos!

3 comentários:

  1. Se Deus quiser (e vai querer) eu vou ser uma dessas listas.
    Eu adoro escrever confira meu blog:

    http://pinkworldteen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por ter comentado sua linda! E sim nunca desista dos seus sonhos tudo é possível! *-*

    ResponderExcluir
  3. Faltou Becca fitzpatrick
    quem nao ama a serie sussurro

    ResponderExcluir

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!