Resenha do livro: Um Dia

Meus amores, essa é a primeira resenha de um livro, que eu faço aqui no blog .Então, eu estou nervosa é claro. Mas a certeza, de que eu estou falando sobre um livro incrível, me deixa mais calma. Pois, eu sei que vocês vão gostar muito desse post afinal, é impossível não se encantar por essa linda história! Mas antes de começar a minha resenha, eu gostaria que todos dessem uma olhadinha em um post, que eu fiz no ano passado, falando sobre a sinopse desse livro, basta clicar nesse link: One Day. Dessa forma, vocês vão entender melhor a minha resenha! 
Antes de começar a ler Um Dia, eu já tinha lido várias críticas positivas sobre esse livro e isso me encheu de expectativas. Eu já estava contando os dias para ler essa história e a minha ansiedade aumentou ainda mais, depois que eu soube que Um Dia chegaria aos cinemas, trazendo Anne Hathaway (uma das minhas atrizes favoritas) como a protagonista. Tudo isso, só fez aumentar a minha curiosidade em relação ao livro e também ao filme. E como eu imaginava, todas as minhas expectativas foram superadas: o livro é realmente incrível e por diversas vezes surpreendente. 
Um Dia é narrado em terceira pessoa e quando eu percebi isso, a primeira coisa que eu pensei foi: "Como eu vou conseguir gostar dessa história, se eu odeio narração em terceira pessoa?" Eu realmente não gosto desse tipo de narração, eu acho que a história perde um pouco da credibilidade e se torna impessoal. Mas David Nicholls narra essa história de uma maneira tão simples e envolvente, que esse primeiro obstáculo foi superado sem grandes dificuldades. A história é narrada com muita agilidade, tornando Um Dia, um daqueles livros que você só consegue largar depois de ler a última página. Dois dias, foi o tempo que eu passei lendo essa linda história, só para vocês terem uma ideia de como o livro é viciante!
Os protagonistas são encantadores, é impossível ler esse livro e não se envolver com Emma e Dexter. Eles são engraçados, inteligentes, sonhadores, eles erram , eles acertam, eles brigam , eles fazem ás pazes, eles são totalmente opostos, eles se completam, eles são melhores amigos, eles são almas gêmeas. Você passa o livro inteiro se perguntando: "Será que eles vão ficar juntos? Porque eles precisam ficar juntos! É como se um não existisse sem o outro!" A maneira como eles se conhecem tão bem, a forma como eles não conseguem ficar muito tempo separados, tudo isso, faz com que você fique o livro inteiro, torcendo pela felicidade dos dois, torcendo para que eles realizem os seus sonhos e possam ser felizes juntos.
Emma é o meu personagem favorito sem dúvidas. Ela é engraçada, muito inteligente, determinada, sonhadora...Ela é um personagem admirável, que me ensinou muitas coisas. E se eu pudesse dizer algo pra ela, eu diria o mesmo que o Dexter disse um vez:
“Você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse te dar um presente para o resto da sua vida seria este. Confiança. Seria o presente da Confiança. ”
Mas como tudo que é bom termina, Um Dia também estava chegando ao final. " O que esperar desse final?" era isso que eu me perguntava o tempo todo. "Será que o final vai ser feliz?" "Não seria justo com eles ter um final triste, pois eles merecem um final feliz!" Só que aí eu me perguntei: "Mas afinal, o que seria um final feliz?!" Aquele final onde todos vivem felizes para sempre ?! Não, isso só acontecesse em contos de fadas. Um Dia não teve não esse final. Porque a vida não é um conto de fadas Um dia tem sim um final feliz. Mas é um final realista, um final que pode acontecer na vida de qualquer pessoa.


Além disso, quando você termina de ler esse livro, você percebe, que o mais importante nessa história, não é o final. Mas sim o começo. O mais importante, não é o que vai acontecer, mais sim o que aconteceu. Um Dia me ensinou, que não devemos ficar pensando no ontem ou no amanhã, como diria a brilhante e sábia Emma: Carpe Diem (Aproveite o dia de hoje).
Um Dia vai te fazer rir, chorar, ficar com raiva, mas acima de tudo, esse livro também vai te fazer refletir muito. É impressionante como ás vezes, a nossa felicidade está bem na nossa frente e nós deixamos ela escapar. Um Dia nos ensina, a dar valor as coisas que estão ao nosso redor. E que nós devemos dizer o que estamos sentindo, no momento em que estamos sentindo, não podemos deixar o momento passar, porque a vida é muito rápida! 
Um dia é um livro que todo mundo deveria ler, não só porque é um livro muito interessante, mas também porque essa história é uma lição de vida. E quando você termina de ler esse livro, você percebe, que a história de Emma e Dexter, pode acontecer com qualquer pessoa, inclusive com você!
Agora, que eu já terminei de ler esse livro, o próxima passo é assistir ao filme. Mas antes eu quero saber, se uma alma boa e solidária, que já assistiu ao filme, poderia me contar se ele é fiel ao livro, ou se muda muita coisa? 

Mil Beijos!

18 comentários:

  1. Heey Gabi! Acredita que acabei de postar sobre o filme!? haha' Que coincidência, vi seu comentário por lá e decidi passar para ver a sua resenha puxa, tem certeza que é a primeira que você escreve? Sério, ficou perfeita, muito bem elaborada e as images no meio da resenha ficam tãão lindas. Adoreei *-*

    Um Dia é realmente um livro encatador que nos faz refletir e muito, elegi ele como o melhor de 2011. u.u haha' O filme é muito bom também, e é sim fiel ao livro, deve assistir com certeza ^^

    Bjãão;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Gabriela, eu adorei a sua resenha! *-* Eu já estava ficando meio desanimada pra ler, porque o tempo passou e muitos livros se instalaram na minha lista de espera, mas agora eu voltei a me empolgar 100%! Fiquei muito curiosa por esse final! =O
    Ainda bem que ainda não vi o filme! \o/

    Parabéns pela primeira resenha!
    Beeijo! ;3

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha!! É a primeira, mas não deixou nada a desejar! ^^ Parabéns!
    Sobre o livro... bem, o que dizer??
    Ganhei o livro em julho passado e ainda não deu pra ler, aí..... impaciente como sou, assisti o filme assim que encontrei disponível na internet. Agora tenho que esperar um pouco para ler o livro, estou com minhas estruturas abaladas ainda, não estou preparada para conhecer os detalhes dessa história, que só é possível através do livro. Só posso dizer que amei o filme... ri chorei, chorei,chorei! hahahah

    Beijosss =]
    Mandinha
    /minhasconfissoesfemininas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Gabriela! Estou ansiosa para ler Um Dia! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Gabi! Amei a resenha,ficou ótima meus parabéns!
    Bom esse livro é um que está nos meus desejados e não vejo a hora de poder lê-lo e sei que com certeza devo chorar! Mas quero ler antes de ver o filme.
    Beijos.
    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Gaby!
    Amei a 1º resenha do blog!!!
    Ficou linda!!! Principalmente suas palavras sobre a beleza da história... quero ler, sou romântica...Amei*
    Um Beijo* Te espero lá no blog!

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ai...amei! Esse livro é meu sonho de consumo para 2012! s2...Estou te seguindo, se puder me segue tbm!
    Beijos,
    Paloma Viricio.
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. To doida pra ler esse livro. *-* Que resenha linda! A história também é maravilhosa né?

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Gabi!
    Não poderia ter escolhido um livro melhor pra estrear na resenha!
    Um Dia é maravilhoso e o escolhi como meu melhor de 2011!
    Acho que você deixou transparecer bem todos os sentimentos que a leitura desperta e o quão encantadora é a história!
    A Emma também é minha favorita!
    Sério que você não gosta de narração em terceira pessoa? Eu gosto ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Depois de todas as qualidades atribuídas, sou obrigada a ler esse livro haha' tudo com a Emma são muito bons né.

    http://simplebutglamorous.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha!!! Ótima, estou doida pra ler este livro e com a sua resenha essa vontade só aumentou! Este livro é leitura obrigatória para este ano, bem como o filme!!!
    Amei!!! Bjo FRAN

    ResponderExcluir
  12. Oi Gabi,

    Nossa, ótima resenha. Eu estou quase enlouquecendo querendo ler este livro, e com essa sua resenha me deixou mais com vontade ainda! Também não curto muito de narração em terceira pessoa, mas pouco a pouco estou me acostumando.

    Beijos,
    Sonhos de Garota

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li o livro e nem assisti o filme, mas a cada resenha que leio, é mais uma confirmação de que eu TENHO que ler! Parabéns pela sua resenha, adorei!

    Beijos,
    http://livrosnacabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ah, tem meme para você no blog http://migre.me/7r3zb ;D

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigada por terem comentado minhas lindas eu amo vocês! (♥)

    ResponderExcluir
  16. Gabi,

    Amei o jeito que você fez a resenha!
    Escolheu o meu livro de todos os tempos!
    Assisti ao filme e não parei de chorar um minuto sequer, é lindo e muito triste ao mesmo tempo!
    Quero muito ler o livro agora!

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigada por ter comentado! Mil Beijos!

    ResponderExcluir

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!