Resenha do Livro: Jogos Vorazes

Meus amores, quem acompanha o blog sabe, o quanto eu estava ansiosa, para ler Jogos Vorazes. Felizmente, eu ganhei o box com a trilogia no meu aniversário e hoje, trago a resenha do primeiro livro da série. Espero que vocês gostem!

Jogos Vorazes - Suzanne Collins
Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

O Livro
Antes de começar a falar sobre o livro, eu tenho que dizer, que eu assisti ao filme, antes de ler o livro. Então, quem quiser saber, como foi a minha primeira impressão sobre essa história, é só clicar no link a seguir: Resenha do Filme Jogos Vorazes.  Depois, que eu assisti ao filme, eu fiquei encantada com a história e foi esse motivo, que me fez ficar tão ansiosa para ler essa trilogia. Eu tinha certeza, que eu ia gostar ainda mais dessa história, depois de ler os livros e não foi nenhuma surpresa, quando eu descobri, que estava certa. 

Livro x Filme
O ponto positivo, de você ler um livro, do qual você já tenha assistido a sua adaptação no cinema, é que você consegue aproveitar mais a leitura. Afinal, você já está familiarizado com o tema e com os personagens . Isso é claro, se a adaptação do livro tiver sido bem feita. Como é o caso de Jogos Vorazes. De todos os livros, que eu já li e que depois tiveram suas histórias reproduzidas no cinema. Esse livro com certeza, conseguiu, que a sua adaptação nas telonas, fosse o mais fiel possível. O livro e o filme são praticamente iguais, (mas é claro,que no livro tem muito mais detalhes). O mais importante nisso tudo é: Se você gostou do livro você também vai gostar do filme e vice-versa. Ambos se completam perfeitamente.

A Narração
Para a minha alegria, a narração é feita em primeira pessoa. E o personagem que desempenha essa função de forma brilhante e extraordinária, é a protagonista da história: Katniss Everdeen. Quando eu comecei a ler o livro e percebi, que ela era a narradora, eu fiquei imensamente feliz. Não é segredo pra ninguém, que ela é minha personagem favorita na história. Além disso,  nós duas enxergamos os fatos da mesma maneira. Muitas vezes, quando eu leio algo no livro, eu sinto como se estivesse lendo meu próprio pensamento, pois ela conseguiu captar exatamente, o que eu estava pensando, naquele exato momento. 
Katniss Everdeen é uma excelente narradora, ela é muito detalhista e consegue nos contar a história de uma maneira leve e realista . Isso faz, com que a leitura se torne muito agradável e viciante.

Os Diálogos
Apesar de gostar muito da narração de Katniss,  eu também amo os diálogos desse livro. Os persongens sempre tem algo interessante a dizer. Muitas vezes, são frases  cheias de ironia, o que torna as conversas muito mais engraçadas. Meus diálogos favoritos acontecem entre Katniss e Peeta.

Os Personagens
Diferente dos outros livros, que estou acostumada a ler, Jogos Vorazes está repleto de personagens incríveis. Eu poderia ficar horas descrevendo cada um. Mas ao invés disso, eu prefiro falar sobre os meus personagens favoritos e os motivos que os tornam tão especiais.

Katniss Everdeen
Ela é a personagem mais incrível que eu já conheci. Ela é inteligente, corajosa, engraçada,  determinada, coloca sempre a família em primeiro lugar, é uma pessoa muito especial, que merece ser muito feliz. É uma pessoa nobre e admirável. Ela é a minha personagem favorita não restam dúvidas.

Peeta Mellark
Com ele, desde o início, foi "implicância a primeira vista". Mas como eu poderia imaginar, que um cara tão engraçado, fofo, romântico e humilde, estava sendo sincero? Sinto, que eu fui muito injusta com esse personagem. Mas fazer o que, se eu sou tão desconfiada quanto a Katniss. Peeta é um personagem encantador e eu já estou completamente apaixonada por ele. Hoje sim, posso dizer com muito orgulho, que eu sou #TEAMPEETA.

Rue
Ela é uma menina adorável de apenas 12 anos e a sua amizade com a Katniss é uma das relações mais bonitas desse livro, elas passam por momentos muito importantes e especiais juntas. Rue não poderia faltar na lista dos meus personagens favoritos.

Curiosidade: Os Nomes dos Persongens
Gente, em que planeta essa autora vive? Eu nunca vi tanta criatividade para pensar em nomes estranhos. Ela deveria ganhar um prêmio por isso, é um nome mais esquisito que o outro. Esse é o único ponto negativo da história. Eu estou na dúvida até agora, se eu aprendi a pronunciar esse nomes corretamente.

O Casal
É impossível não torcer para a Katniss e Peeta ficarem juntos. Eles nasceram um para o outro! Juntos, eles formam um dos casais mais fofos que eu já conheci. Por isso, eu nem vou me dar ao trabalho, de falar sobre um possível triângulo amoroso. Porque eu sei, que  a Katniss  e o Peeta são verdadeiras almas gêmeas.

O Final
Eu não tenho palavras para descrever, o quanto eu gostei de ler esse livro. A última vez, que eu me senti assim, foi quando eu estava lendo os livros da Saga Crepúsculo, que são os meus livros favoritos até hoje.  Jogos Vorazes é um livro envolvente, emocionante e que merece todo esse sucesso, que tem feito e que ainda vai fazer. Eu amei ler esse livro e super recomendo, pois vale muito a pena! Eu não vejo a hora, de começar a ler o segundo livro da série, pois Jogo Vorazes, terminou em um ponto crucial da história e isso me deixou com ele gostinho de "quero mais". Então, se preparem, pois a próxima resenha, será sobre o segundo livro da Série: Em Chamas.

E vocês meus amores, o que pensam sobre Jogos Vorazes?

Mil Beijos!

11 comentários:

  1. Oi amiga, eu amei este livro e amei o filme tb, não vejo a hora de ler o segundo livro, mais eu não senti firmeza no romance de peeta e kat nao.. hehe

    beijoss
    Tem resenha nova no blog
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu ainda não li o livro, mas estou em um booktour e espero me impressionar tanto quanto você! *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Gabriela! Muito em breve pretendo ler Jogos Vorazes. beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu disse que era muito bom!!! ^^
    Amei o post e as descrições :D E também sou #TEAMPEETA hehe :D
    Beijos! Raquel - http://spaceindaze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parece bem legal
    http://www.explodindoglamour.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Li o livro e assisti o filme!
    E posso dizer que esse foi um dos filmes qeu foi amis fiel ao livro.
    Adorei! :D
    Beijos
    passa lá no blog: http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada pelos comentários meus amores! Mil Beijos! (♥)

    ResponderExcluir
  8. eu amei de paixão o livro, e na minha opinião e tao bom quanto crepusculo. O filme tbm e incrivel, e eu sou apaixonada tanto pelo peeta do livro quanto pelo peeta josh. suuuper teampeeta
    admito q no começo nao gostava muito da katniss pq ela brincava com os sentimentos do peeta, mas depois eu fui começando a gostar dela, afinal ela fazia isso para sobreviver e agora sou suuper fã dela. recomendo muito o livro e filme e adorei a resenha

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada pelo comentário sua linda! Mil Beijos! (♥)

    ResponderExcluir
  10. Demorei mais apareci, Gaby!

    Adorei a sua resenha e todas as imagens que tu colocou, ficaram lindas! Katniss realmente é uma das melhores personagens que já tive oportunidade de conhecer *-*

    Sério que tu não acreditou no Peeta no inicio? No meu caso foi amor a primeira vista, sem dúvida. haha'

    Vou aguardar pela sua resenha de Em Chamas!

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigada por comentar sua linda! Mil Beijos! (♥)

    ResponderExcluir

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!