Resenha do Livro: Convergente

Meus amores, não é segredo pra ninguém, que eu estou completamente apaixonada pela Saga Divergente. Por isso, é com imensa alegria que eu trago para vocês no post de hoje, a resenha sobre o último livro da trilogia.

Sinopse: A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou – destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. No poderoso desfecho da trilogia Divergente, de Veronica Roth, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor. Livro mais vendido pela Amazon no segmento infantojuvenil em 2013, Convergente chega ao Brasil em meio à expectativa pela estreia de Divergente nos cinemas, em abril. A série segue no topo na lista de bestsellers do The New York Times.

O Livro / A Narração
Diferente dos livros anteriores, Convergente é narrado por dois personagens: o casal Tris e Tobias. A narração é feita de maneira intercalada, onde cada um dos dois, ficou responsável por narrar um capítulo. Eu gostei muito que o Tobias e a Tris narram o livro juntos e que cada capítulo é narrado por um dos dois, porque isso deixou a narração muito envolvente e interessante. Além do fato, de que eu sempre quis saber o que Tobias pensava, sobre o relacionamento dele com a Tris, foi muito bom conhecer a perspectiva dele. É ótimo ter acesso as duas perspectivas em um único livro. Eu gostaria que todos os romances apostassem nesse tipo de narração, é muito bom saber o que as duas partes do casal pensam e sentem. Além disso, isso deixa a história mais ágil, dinâmica e bem detalhada. Convergente é muito melhor que o seu antecessor, o enredo é mais interessante e a história conta com vários elementos que eu adoro: romance, aventura e ação. O tom eletrizante que havia em Divergente está de volta no último livro da trilogia, por isso, é impossível desgrudar dessa história. 

O Casal
Tris e Tobias formam um dos meus casais favoritos da literatura. Acompanhar a história de amor desses dois, foi a melhor coisa que me aconteceu ao ler essa série. É tão lindo ver, que mesmo brigando bastante e pensando tão diferente, eles sempre conseguem se entender, porque o amor sempre acaba falando mais alto. Eles são engraçados, tem muitas afinidades, ficam tão lindos juntos, são companheiros e se completam. Eu amo os momentos em que eles estão juntos, são esses momentos que me fizeram me apaixonar por essa história. Convergente é o livro que retrata melhor o relacionamento deles, com todos os momentos bons e ruins dessa relação. Eu realmente esperava um final melhor para eles, eu esperava que eles tivessem um final feliz. Uma história de amor tão bonita não merecia ter terminado da maneira que terminou.

Conclusão
Convergente é o melhor livro da trilogia. Ele contém os elementos que eu mais gosto nessa série: romance, ação, mistério e drama. O livro é repleto de reviravoltas surpreendentes e a história é de tirar o fôlego, pois cada capítulo apresenta ao leitor um conflito novo. Definitivamente, dos três livros da série, esse foi o livro que eu mais gostei de ler. A Série Divergente se tornou uma das minhas séries favoritas e eu sempre vou lembrar dessa história com muito amor e carinho. Com essa série eu aprendi, que todas as nossas escolhas trazem consequências e que nós devemos ter coragem pra fazer a escolha certa. Eu poderia dizer que a série fechou com chave de ouro, mas eu nunca vou perdoar, aceitar ou entender o destino que a autora escolheu para a Tris. Eu prefiro criar um final alternativo na minha mente e esquecer do desfecho trágico, que a autora escolheu para essa personagem, porque eu realmente gosto muito dessa história e não quero que a escolha totalmente equivocada da autora mude isso. Apesar desse fato, Divergente é uma série maravilhosa que vale muito a pena ser lida. Eu tenho certeza, que assim como eu, vocês também vão se apaixonar por essa história. 


Então meus amores, o que vocês pensam sobre o final da Trilogia Divergente?

Mil Beijos!


4 comentários:

  1. Oi, Gaby!
    Tenho muita curiosidade de ler essa série. Ontem vi o filme Divergente e achei tudo tão incrível... Imagina como deve ser nos livros então?
    Essa trilogia está com certeza na minha lista de próximas leituras!!

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por comentar!
    Mil Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Gaby!
    Parabéns pela resenha! Ainda não li a série e nem assisti ao filme... Bom, tenho vontade mas ainda não deu. :)
    Saudades de passar aqui!
    Beijos*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oiee, parabens pela resenha. Eu li os livros e fiquei apaixonada com a historia. Porem detestei o final tragico. Achei que Tobias e Tris deveriam ter um final feliz devido a tudo que passaram ao longo dos tres livros. Bjs

    ResponderExcluir

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!