Resenha do Livro: A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart

          
Meus amores, como eu contei recentemente aqui no blog, a minha editora parceira Novo Conceito, me enviou  essa semana, os lançamentos que ela preparou para o  mês de março.  No post de hoje, eu escolhi fazer a resenha do livro "A Mais Pura Verdade" pois a editora já tinha me enviado anteriormente, uma prévia desse livro e eu estava muito ansiosa pra saber como terminava essa história

Sinopse: Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça.
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.

A Prévia 
Antes de começar a resenha em si, eu preciso dizer, que muitas coisas que eu disse no post sobre a prévia desse livro, eu vou ter que repetir nesse resenha. Em primeiro lugar, porque eu sei que muitos de vocês não leram o post, onde eu comento as minhas primeiras impressões sobre o livro e em segundo lugar, pois se trata da mesma história e a minha opinião sobre ela não mudou. O que mudou, é que hoje eu conheço a história como um todo. Então, eu posso contar mais informações sobre o enredo pra vocês. 
O Livro
Como eu já disse anteriormente, eu gostei muito da capa e da contra capa que a Novo Conceito utilizou para esse livro (que é a mesma utilizada na prévia por sinal) a editora conseguiu trazer para essa capa, a atmosfera em que se passa a história, além de refletir através das cores e das ilustrações, a essência da personalidade do protagonista. Mas o  que eu não sabia, quando li a prévia e que  eu só fui descobrir depois de ter lido o livro por completo, é que essa capa representa o momento mais emocionante da história. Sério, só quem leu o livro sabe, o quanto essa capa é especial para história. Depois de ter lido o livro, eu nunca mais vou olhar pra a capa da mesma forma. Definitivamente, a editora não poderia ter escolhido uma capa melhor. Outro ponto que vale a pena destacar, pois eu gostei muito na prévia, é a ilustração usada na capa rosto de cada capítulo e que é mantida no livro final. Eu amo quando as editoras utilizam ilustrações dentro dos seus livros, isso deixa a leitura mais especial e mostra o quanto a editora trabalhou com dedicação, na hora de produzir o livro. Por fim, eu não poderia deixar de citar, outros fatores que me agradaram muito nesse livro: a diagramação está excelente e a editora escolheu o tamanho ideal para a fonte, o que facilita muito a leitura e os capítulos são bem curtos, fazendo com que o leitor não consiga desgrudar do livro, Não há dúvidas, de que a Novo Conceito se preocupou com cada detalhe pra deixar esse livro impecável.

A Narração
Assim como eu já tinha contado pra vocês, a história é narrada na sua maior parte, pelo protagonista Mark. Porém, uma coisa que o autor fez e que me agradou bastante, foi nos dar a oportunidade de saber o que está acontecendo no outro lado da história. Para isso ser possível, em determinados momentos do livro, existe uma narração em terceira pessoa, que nos mostra o que está acontecendo, na vida dos personagens que Mark deixou para trás, seus pais e sua melhor amiga Jessie. Por todas essas razões, durante a leitura, eu me senti dentro da história, como se eu conseguisse acompanhar tudo que estava acontecendo, através dos olhos de Mark, como se ele fosse os meus olhos dentro desse universo e eu conseguisse sentir na pele, tudo que ele sentia. Foi uma experiência fantástica. Mas agora que eu já terminei de ler o livro, eu preciso contar pra vocês, que a narração dessa história, guarda um grande mistério e que vocês vão se surpreender muito com isso no final. É algo que eu realmente não esperava, mas que me fez gostar ainda mais da maneira como esse livro foi narrado. Especialmente, por saber que eu estava mais próxima da Jessie do que eu imaginava. 

A História
A história começa com Mark e seu fiel cachorro Beau,  fugindo de casa e indo em direção ao Monte Rainier.  Durante essa jornada, Mark tem que lidar com o medo de ser encontrado pelos seus pais, aprender a se virar sozinho nas ruas, lidar com jovens perigosos e depender da bondade de estranhos. Além disso, durante essa aventura, percebemos  que Mark está realmente muito doente, aquele tipo de doença, que as pessoas costumam não se curar e que infelizmente, essa é mais pura verdade. Enquanto acompanhamos a jornada de Mark e seu cachorro Beau, nós também temos a oportunidade, de ver o que está acontecendo do outro lado da história, com os pais de Mark e sua melhor amiga Jessie. Falando na Jessie, ela é a única pessoa que sabe onde o Mark está. Por isso, ela se encontra em um grande dilema: o que é mais importante nesse momento, trazer Mark de volta pra casa ou permitir que ele realize o grande sonho da sua vida? Eu poderia acrescentar mais coisas sobre a história aqui, já que o que você acabou de ler foi o que eu escrevi sobre a prévia desse livro. Mas agora que eu sei o rumo que a história tomou e o seu desfecho, eu vejo que você não precisa saber mais nada do que eu já disse  até aqui, pois qualquer outra informação poderia estragar a leitura e eu não quero isso. 

Os Personagens
Eu não falei sobre os personagens no post onde eu analiso a prévia desse livro, pois, por se tratar de uma prévia, eu senti que eu precisava conhecer os personagens com mais profundidade, antes de declarar a minha opinião a respeito deles. Então, hoje que eu conheço cada detalhe de suas personalidades, eu me sinto preparada pra contar o que eu realmente penso deles. De todos os personagens desse livro, existem dois, que se destacaram muito e ganharam a minha admiração e o meu afeito. O primeiro deles é claro, é o protagonista Mark. É impressionante, como um garotinho de 12 anos, tão frágil e tão doente, pode ser tão corajoso e tão sábio. Ele me ensinou muitas coisas sobre a vida e eu me sinto muito grata por isso. Além disso, a amizade que ele tem com o seu cachorro Beau é uma das relações mais lindas que eu já conheci. A segunda personagem que eu amei conhecer é a Jessie. Ela é melhor amiga que todos gostariam de ter. A maneira madura e leal com a qual ela lida com o drama vivido pelo seu melhor amigo, é admirável. Ela é fiel, sensível e a amizade que existe entre os é muito bonita. Aliás, esse livro nos ensina o verdadeiro valor da palavra amizade e como é importante ter um amigo de verdade, em quem podemos confiar e contar sempre que precisarmos. 

Conclusão
A Mais Pura Verdade, é um livro que vai te fazer chorar, torcer e que te ensina a não perder a esperança. É uma leitura emocionante, comovente e que consegue fazer com que o leitor se envolva com a história de tal forma, que você não vai conseguir desgrudar desse livro antes de saber como termina a jornada de Mark. É uma leitura agradável em que você não sente o tempo passar. Esse é aquele tipo de livro, que te faz dar valor as coisas simples da vida: ter saúde, família e amigos. Porque no final de tudo, é disso que nós realmente precisamos pra sermos felizes. Essa é a mais pura verdade! A jornada de Mark é linda e vale muito a pena ser lida, eu tenho certeza, que vocês não vão se arrepender!

Importante: Se você assim como eu, também se encantou por essa história e ficou morrendo de curiosidade para saber como termina essa jornada. Você precisa garantir o seu exemplar de "A Mais pura Verdade" que será lançado no dia 16 de Março, pela editora Novo Conceito. 

Então meus amores, quem aí já leu esse livro ou está com vontade de ler? 

Mil Beijos!
                                             

5 comentários:

  1. Oii, tudo bom? Recebi este livro de parceria também e confesso que não sabia o que esperar dele. Confesso que sua resenha me deixou muito curiosa e saber sobre o que se trata o livro só me deixou mais animada! Gostei muito da mensagem que o livro nos passa também, de valorizar as coisas simples e bem, agora mal posso esperar para lê-lo ^^"

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  2. Oi Gaby, resenha super completa, Parabéns!
    Eu ainda não li o livro, mais estou doida para ler, adoro livros emocionantes!!


    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Gaby! ^^
    Tudo bem?
    Adorei sua resenha! Ficou muito boa! Consegui ter uma boa ideia do que trata o livro. Apesar de eu não gostar muito de ler livros onde há personagens doentes. Principalmente se forem os personagens principais da história, pela sua resenha fiquei com a curiosidade aguçada para saber como vai terminar essa aventura! ^^

    Parabéns pela parceria! Muito sucesso pra você!!

    Beijussss;
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii...
    Esse livro é um amor, né?
    Eu gostei muitíssimo dele!
    Tenha uma boa semana.
    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Instagram | Twitter | Facebook

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pelos comentários meus amores, fico feliz que todos tenham se encantado por esse livro! *----*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!