28 maio 2010

Livros que viraram séries e desenhos animados


Algumas das histórias que assistimos na televisão foram inspiradas em livros, e alguns dos desenhos animados que estavam primeiramente na televisão, também ganharam sua versão escrita. As Aventuras de Tintin e Babar faziam parte da seção de desenhos da TV Cultura nos anos 90, e foram inspirados em livros escritos por autores europeus nas décadas precedentes.

As Aventuras de Tintin foram escritas pelo artista belga Georges Rémi (1907-1983), mais conhecido como Hergé, como uma série de histórias em quadrinhos que apareceram primeiramente no suplemento para crianças do Jornal Le Vingtième Siècle, em 1929. A história é centrada nas aventuras de um reporter Belga, Tintin, que, sempre acompanhado de seu cachorro Milu, o Capitão Haddock, o Professor Trifólio Girassol e os irmãos Dupont e Dupont, encontra as mais diversas aventuras, desvendando mistérios.

Já as histórias do Elefante Babar foram escritas por Jean de Brunhoff a partir de 1931. Após sua morte, seu filho, Laurent de Brunhoff continuou a série em 1946. A história começa quando Babar, um elefante órfão de mãe, vai a Paris, torna-se amigo da Velha Senhora e passa a se vestir como gente. Quando volta ao reino dos elefantes, ele é coroado o Rei dos Elefantes, casando-se com sua prima Celeste e funda a cidade de Célesteville.

Outra obra literária que, além de gerar outros livros com o mesmo personagem, também gerou filmes e seriados de televisão é o personagem Zorro, que surgiu em 1919, com o escritor Johnston McCulley. Zorro é a identidade secreta de Don Diego de la Vega, um homem nobre e mestre que vivia na Califórnia colonial. É um personagem que teve publicadas histórias em quadrinho, diversos filmes e seriados livros com outras abordagens que a de Johnston McCulleys, seu criador original.

E atualmente nós temos o seriado Gossip Girl que também é baseado em uma série de livros e que está fazendo o maior sucesso no mundo inteiro.
A série, sobre jovens estudantes das escolas de elite (Constance Billard - para moças -, e St. Jude’s - para rapazes), no Upper East Side de Manhattan em Nova York, segue Serena van der Woodsen (Blake Lively) a partir do seu retorno à cidade após fugir e ter se mantido fora do alcance de amigos e conhecidos. Os acontencimentos e histórias de cada personagem são narrados por uma anônima (voz por Kristen Bell), que atendendo pelo pseudônimo "Gossip Girl" (A Garota do Blog, em português) é autora do blog homônimo. Surpresa com a volta da melhor amiga, Blair Waldorf (Leighton Meester) se contenta excluindo socialmente e mantendo distância de Serena depois da perda de contato durante sua ausência. O círculo jovem é completado pelo namorado de Blair, Nate Archibald (Chace Crawford) e seu amigo de infância, Chuck Bass (Ed Westwick), e os irmãos até então "apagados" Dan Humphrey (Penn Badgley) e Jenny Humphrey (Taylor Momsen), além da amiga de infância de Dan, Vanessa Abrams (Jessica Szohr). Fazendo parte da trama há também o irmão de Serena, Erik (Connor Paolo), sua mãe Lily van der Woodsen (Kelly Rutherford); e Rufus Humphrey (Matthew Settle), separado de sua esposa Alison (Susan Misner), pais de Dan e Jenny.

E por outro lado, também temos alguns livros que surgiram de desenhos animados que fizeram sucesso na televisão: alguns desenhos não só saciavam a vontade daqueles que estavam assistindo, e também foram publicados em papel, como Scooby-Doo, o tão conhecido “desenho animado de sábado de manhã” produzido pelo estúdio Hanna-Barbera desde 1969, assim como os Jetsons e Flintstones que têm sua versão impressa também.

Nessa mesma linha, os estúdios da Disney também fizeram o mesmo, mas com gibis de histórias em quadrinho dos principais personagens, criando, então, o Almanaque Disney,
publicado pela Abril Cultural nos anos 70.



Mil Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home
Layout criado por