Resenha do Livro: As Vantagens de ser Invisível



Meus amores, eu estou muito feliz, que durante as minhas férias, eu estou conseguindo colocar as minhas leituras em dia. Essa semana, eu li um livro muito bom, que eu já estava querendo ler fazia um bom tempo. E hoje, vou compartilhar com vocês, a minha opinião sobre ele.


As Vantagens de ser Invisível - Stephen Chbosky

Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se é real ou imaginário.

O Livro

É formado pelas cartas de Charlie para um amigo secreto. Cada carta, marca um momento especial da vida dele. As cartas são muito envolventes, fazendo com que o leitor sinta-se como se fosse esse amigo. Além disso, a diagramação do livro está impecável! As letras são grandes e as cartas são curtas. Isso deixa a leitura muito mais agradável, pois o leitor não se cansa e não quer parar de ler. Sem esquecer o fato, de que a ideia de escrever um livro inteiro, composto somente por cartas, foi muito interessante e original.


A Narração

Ela é feita em primeira pessoa, pelo protagonista do livro o personagem Charlie. Ele narra os fatos através de cartas, que ele escreve para "um amigo secreto". As cartas possuem uma linguagem clara, simples e objetiva.


Os Personagens


Charlie - É o protagonista da história, ele que escreve as cartas e narra o livro. Charlie é muito sentimental e sensível, gostar de refletir sobre a vida o tempo todo, é solitário, inteligente, educado, muito fofo, sincero e "invisível". Além disso, ele morre de vontade de ter amigos. E sente muita falta da sua Tia Helen, que morreu em um acidente de carro. Ela era a pessoa, que o Charlie mais amava.A família de Charlie, enfrenta os mesmos problemas de várias famílias ao redor do mundo. Por isso, fica muito fácil se identificar com a história dele, pois qualquer pessoa poderia estar no seu lugar vivendo o que ele viveu.



Patrick- Ele também atende pelo apelido de "Nada". Ele é o melhor amigo de Charlie e irmão de Sam. Patrick se torna uma espécie de "irmão mais velho" para o Charlie. Dando conselhos, protegendo e ensinando como se divertir. Ele é o meu personagem favorito no livro.



Sam - Ela é irmã de Patrick e se torna a melhor amiga de Charlie. Sam é madura, descolada, inteligente, bonita e muito divertida.  Deve ser por isso, que o Charlie é completamente apaixonado por ela. Juntos, Sam, Patrick e Charlie constroem uma bela amizade e vivem momentos inesquecíveis.

Conclusão

Esse livro me ensinou,  que a vida passa muito rápido e que você tem que aproveitar  todos os momentos, porque eles são únicos. Além disso, eu aprendi, que a amizade é um dos bens mais preciosos, que a gente pode ter, pois quando estamos com os nossos amigos, nós ficamos mais fortes e mais corajosos, porque eles sabem exatamente o que fazer, para nos ajudar a resolver os nossos problemas. Esse é um livro, que vai te fazer refletir muito sobre a vida e vai fazer você perceber, que todas as pessoas têm problemas, mas isso não impede que elas sejam felizes. Por todas essas razões, eu considero As Vantagens de ser Invisível um clássico, que retrata com muita transparência e fidelidade, tudo que acontece no universo dos adolescentes, mostrando como é  difícil, a transição para a fase adulta. É um livro incrível, que eu recomendo e acredito que todos deveriam ler, vale muito a pena!

Então meus amores, o que vocês pensam sobre esse livro?

Mil Beijos!

12 comentários:

  1. Esse parece ser um dos livros com os quais a gente se identifica!
    E o fato de tratar de um assunto tão severo como a exclusão social no colegial de uma forma tão leve e divertida, justamente para entreter os jovens, me fez me interessar pelo livro!
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei qual é o meu problema, mas eu devo ter algum, porque fui a ÚNICA que odiou As Vantagens de Ser Invisível. Na verdade, o meu problema com o livro não foi a história em si, que é realmente muito boa, mas o protagonista. Ele me cansava com aquele jeito bobo e infantil dele. Esperava alguém mais maturo, mas, no fim, dei um desconto ao Charlie por causa do segredo e tudo mais...
    Mas enfim, AMEI sua resenha e tive vontade até de repensar sobre o meu ódio srrssrsrrsrs Beijinhos, StarGirlie.

    www.babistargirlie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho que adquiri o Livro e o filme. Amei!

    Anjo adorei seu blog e estou seguindo!

    Vai lá conhecer meu blog quando puder!

    http://www.aerafeminina.com

    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é ÓTIMO! :D Eu li há algum tempo e amei! Acho que todos deveriam ler, pois é um livro tocante e que te faz parar para refletir ^^
    Beijos e Feliz Natal!
    http://spaceindaze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li o livro nem vi o filme.
    Achei bem interessante o enredo.
    Feliz Natal flor.
    Resenha - Por Um Momento Apenas
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi estou super curiosa para ler este livro e tbm para ver o filme! Obrigada pela indicação do meme, já respondi passa lá pra conferir tem umas palavrinhas pra vc lá!
    Bjo e Feliz Natal. Fran

    ResponderExcluir
  7. Tenho vontade de ler esse livro, já que o segundo blog que vejo falando sobre ele hoje rs


    Feliz Natal *-*
    help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi muito falar desse livro, parece ser muito bom né?


    http://newsdayoff.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Quero ler, necessito de ler. Sério, eu quero! Parece ser muito bom de verdade e sua resenha me animou mais ainda pra ler.

    http://cindereladementira.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/CinderelaDeMentira

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada pelos seus comentários meus amores! Mil Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  11. AAH! Estou completamente louca para ler esse livro e fiquei feliz de ter lido a sua resenha. Espero gostar do livro também e me encantar por essa história como têm acontecido com todo mundo! Quero assistir o filme pra ver a linda da Emma e o lindo do Logan, awn <3

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é maravilhoso!! Se você gostou passa aqui e da uma olhada nesse projeto inspirado nos livros que o Charlie leu.
    http://maisumparaaminhaestante.blogspot.com.br/2012/12/charlies-booklist.html

    ResponderExcluir

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!