Overdose: Cultura Hispânica

Meus amores, semana passada eu estava no meu curso de inglês, quando a professora nos surpreendeu dizendo, que nos momentos finais da aula, nós receberíamos uma visita da professora de espanhol. (Sim, eu estudo em uma escola de idiomas, que oferece os dois cursos). Quando a professora de espanhol chegou na minha sala, ela nos contou que no dia 12 de Outubro todos os países hispânicos comemoram "El día de la hispanidad". Essa data marca o descobrimento da América, os povos latino-americanos e espanhóis se unem a favor de uma das mais influentes culturas do mundo: a cultura hispânica. Quando eu descobri essa informação, eu comecei a pensar no quanto a cultura hispânica é especial e importante na minha vida e por isso, eu resolvi faze um post, para homenagear os meus artistas latino americanos favoritos. Já sei, vocês estão se perguntando porque eu não fiz esse post no dia 12 de outubro né? Simplesmente, porque aqui no Brasil no dia 12 de Outubro, nós comemoramos o Dia das Crianças e o dia de Nossa Senhora Aparecida. Então, eu resolvi comemorar "El día de la hispanidad" hoje, assim nenhuma outra comemoração vai ofuscar esse post tão especial.

O Melhor Programa
El Chavo del Ocho (Chaves no Brasil) é uma série de televisão mexicana de comédia criada por Roberto Gómez Bolaños conhecido em seu país como Chespirito, produzida pela Televisión Independiente de México (posteriormente, Televisa) 
O sucesso de El Chavo del Ocho foi tal que, em 1973, foi distribuído em vários países da América Latina, obtendo altos índices de audiência. Estima-se que no mesmo ano, foi visto por mais de 8,3 milhões de telespectadores a cada dia. Devido à popularidade, o elenco realizou turnês internacionais que compreenderam vários países nos quais era transmitido à época, numa série de apresentações onde dançavam e atuavam no palco ao vivo.
Apesar de sua conclusão no início da década de 1990, a série tem sido transmitida continuamente em vários países desde então.  A cultura popular de El Chavo del Ocho continua com o status de ser um dos melhores programas de entretenimento mais reconhecidos e sendo uma das séries com mais sucesso na televisão latino-americana.

As Melhores Novelas
A fase das telenovelas latinas (em sua maioria mexicanas) no SBT começou em 1982 com a exibição de "Os Ricos Também Choram" com Verónica Castro, que ficou muito conhecida no Brasil, ao lado de Lucía Mendez com "Só Você" e "Chispita" com Lucero. Nem todas vieram do México, algumas vieram da Venezuela como a exitosa "Topázio" protagonizada por Grecia Colmenares.
Nos anos 90, chegam os sucessos "Rosa Selvagem", "Ambição", "Simplesmente Maria", "Garotas Bonitas" e o fenômeno retumbante "Carrossel". A partir de 1996 entrou no ar a trilogia das Marias, formada por "Maria Mercedes", "Marimar" e "Maria do Bairro", todas protagonizadas por Thalía que tornam-se verdadeiros fenômenos. Ainda se destacam as novelas infantis como Carrossel das Américas, Vovô e Eu e Luz Clarita. A Usurpadora e O Privilégio de Amar fecham a década com chave de ouro. 
A década de 2000 já começa com a exibição da infantil O Diário de Daniela. Um horário específico para exibição de novelas infantis foi criado e por ele passaram títulos como Gotinha de Amor, Serafim, Carinha de Anjo, Maria Belém, Cúmplices de um Resgate, Viva às Crianças, Poucas, Poucas Pulgas e Amy, A Menina da Mochila Azul. No horário da tarde podiam ser vistas as novelas Sigo te Amando e Maria Isabel e Feridas de Amor, enquanto a noite eram exibidas novelas como A Mentira, Esmeralda e a colombiana "Café com Aroma de Mulher". Outras que merecem destaque são Salomé, Amigas e Rivais. A Madrasta, Rubi, A Feia Mais Bela e "Rebelde", que fez com que a banda RBD se tornasse um fenômeno no país.

A Melhor Banda 
RBD foi um grupo musical mexicano surgido em 2004, na novela adolescente Rebelde. O grupo era composto por Anahí, Dulce María, Maite Perroni, Alfonso Herrera, Christian Chávez e Christopher Uckermann. Tido como o maior fenômeno do pop mexicano no mundo e o maior da música latina, o RBD visitou 23 países, 116 cidades, vendeu mais de 66 milhões de discos, 17 milhões em vendas digitais, 4 milhões de DVDs e 2 milhões de ingressos.
Com diversos discos de diamante, ouro e platina, o grupo realizou turnês em vários lugares do mundo, sendo um dos acontecimentos mais importantes da música mexicana das últimas décadas. Chegaram a receber duas indicações ao Grammy Latino e ganharam diversos prêmios, como Billboard Music Awards, Juventud, Prêmio TVyNovelas, Prêmios Oye!, Orgullosamente Latino, Prêmios Lo Nuestro e muitos outros. 
A marca RBD tem produtos como bonecas, chicletes, produtos para higiene e alimentos, além de uma revista editada no México, Romênia, Espanha e Brasil. 
Tendo como língua base o espanhol, o grupo obteve um grande sucesso na América Latina, na Europa, Ásia e Estados Unidos. Em 15 de agosto de 2008 o grupo anunciou a separação e realizou a turnê de despedida. Sua última apresentação aconteceu no dia 21 de dezembro de 2008, em Madri, Espanha.

A Melhor Música
Pop latino é um termo que designa a música pop tida como contendo influências latino-americanas. Geograficamente, pode referir-se a toda a música pop produzida em território latino-americano ou executada por latino-americanos, chamados de hispânicos nos Estados Unidos.
Ocasionalmente, a definição do termo se aplica à Europa latina, especialmente Espanha e Portugal, embora a Itália também seja incluída. A Ásia Latina - mais especificamente, as Filipinas - também são consideradas no gênero.
O Pop latino geralmente é cantado em espanhol, ou algum outro idioma latino, embora canções em inglês e outros idiomas não sejam raras. Além disso, diversos artistas internacionais da França e Itália costumam regravar suas canções em espanhol para o público latino. Os artistas mais bem sucedidos do Pop latino são:  Shakira, Luis Miguel, Ricky Martin, Selena, Enrique Iglesias, Vicente Fernández, Jennifer Lopez, RBD, Paulina Rubio, Gloria Estefan, Carlos Santana e Thalía. Julio Iglesias é considerado até agora o artista latino que mais vendeu discos, vendendo cerca de 200-250-300 milhões de álbuns mundialmente.

O Melhor Idioma
Devido à sua crescente presença na demografia e na cultura popular dos Estados Unidos, especialmente nos estados de rápido crescimento do Cinturão do Sol, o espanhol é a segunda língua mais aprendida por falantes nativos do inglês. A crescente estabilidade política e econômica de muitas das maiores nações hispanófonas, a imensa extensão geográfica da língua na América Latina e Europa para o turismo e a popularidade crescente de destinos culturalmente vibrantes encontrados no mundo hispânico têm contribuído significativamente para o crescimento da aprendizagem de espanhol como língua estrangeira em todo o mundo. Atualmente, o espanhol é a terceira língua mais usada na internet depois do inglês e do mandarim. É também a segunda língua mais estudada e a segunda língua da comunicação internacional, depois de inglês, em todo o mundo

Fonte: Wikipédia

Então meus amores do que vocês mais gostam na cultura hispânica?

6 comentários:

  1. Nossa, não sabia!! Que legal foi enfocar nisso, se não falasse eu jamais ficaria sabendo! Acho que aqui no Brasil temos muita influência dessa cultura, e quando se fala em mídias, o SBT não nos deixa esquecer! hahaha Adorava Carinha de Anjo :3
    Beijos amiga!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi!

    Que bacana o post! Na minha aula no "El día de la hispanidad" sempre peço comida para os alunos hehehehehehehe mas ano que vem vou pedir algo relacionado a televisão rsrsrssrs Adoro todos os citados <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu post Gabi! Já conhecia todos os citados e amoo todos! Amei o seu post e já estou seguindo o seu blog! Um bjo, Blog Marinspira

    ResponderExcluir
  4. Oi miga
    Acho que todos que vc citou eu assisti, Rebeldes era bom demais!! Eu curtia muito a Shakira. Ai, nem preciso falar do Chaves, sou mega fã.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pelos comentários meus amores!
    Mil Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Aiii adorooo! Isso tudo fez parte da minha vida desde a infância, não tem como fugir.
    Quando terminar meu curso de inglês, volto para o espanhol.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!