Resenha do Livro: Antes que eu vá - Lauren Oliver

Meus amores, como eu contei para vocês aqui no blog, eu ganhei alguns livros no meu aniversário. Por isso, durante esse mês de Julho eu vou compartilhar com vocês, a minha opinião sobre essas histórias. No post de hoje, eu trago a resenha do livro: "Antes que eu vá", uma obra que eu já queria ler faz um tempinho e vou aproveitar pra comentar com vocês  também, o que eu achei do filme.

Sinopse: Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento.Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder....
Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente.
O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as conseqüências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.

Livro x Filme
Esse livro foi adaptado para o cinema recentemente e como eu amo comprar a edição com a capa do filme, eu optei por essa versão. A capa é lindíssima, a montagem feita com as fotos do filme transformou essa capa em uma verdadeira obra de arte. Além disso, a diagramação está excelente. Porém, o tamanho escolhido para a fonte poderia ter sio maior, o que teria tornado a leitura ainda mais agradável. 
Eu assisti o filme depois que eu terminei de ler o livro e eu  só tenho elogios para essa adaptação. O filme está impecável e ele é totalmente fiel ao livro. Todas as minhas cenas favoritas estão lá, a fotografia é linda, eu amei a trilha sonora e o elenco é maravilhoso. Eu não conseguiria imaginar outros  atores interpretando esses personagens. O filme e o livro se completam perfeitamente. Sendo assim, se você gostou do livro, você vai amar o filme. 

A Narração
O livro é narrado em primeira pessoa pela protagonista da história Samantha Kingston. A narração é feita de uma forma envolvente e repleta de detalhes. Durante a leitura, eu senti como se um filme estivesse passando diante dos meus olhos, a Samantha é uma narradora que prende a sua atenção e faz com que você se conecte com a história logo na primeira página. 

A História
Esse livro conta a história de Samantha Kingston, uma estudante que aparentemente tem a vida perfeita. Ela é linda, popular, namora o cara mais bonito do colégio e tem as melhoras amigas do universo. Ela tem a vida a maioria de suas colegas gostariam de ter. Porém, no dia 12 de Fevereiro ela acaba falecendo durante um acidente  de carro. Mas depois do acidente, ela ganha uma segunda chance, ou melhor "sete segundas chances" para poder reviver o último dia de sua vida e descobrir o que ela deveria ter feito diferente. No decorrer da história nós vamos descobrir, que a vida de Samantha não era tão perfeita como ela imaginava e que por isso, muitas coisas deveriam mudar. 

Os Personagens
Samantha -  Ela é um jovem insegura e muito influenciável, que não era popular durante a infância e por isso, ela ama o fato de ser popular na adolescência. Ela é capaz de fazer qualquer coisa pra não perder essa popularidade. Por causa disso, ela não percebe, que o comportamento das suas amigas é errado e ela acaba fazendo coisas que não deveria fazer, em nome dessa popularidade e dessa amizade. Mas apesar de apoiar o que as amigas dela fazem, ela é tão fútil quanto elas, ela se preocupa com os sentimos dos outros e tem um coração lindo. 
Lindsay - Ela é a líder do grupo mais popular da escola, que é composto por ela, Samantha, Elody e Ally. Esse grupo é muito parecido com aquele grupo que existe no filme "Meninas Malvadas", quem assistiu esse filme vai notar as semelhanças. Lindsay é uma garota superficial, que se importa muito com as aparências. Ela é preconceituosa, pratica bullying com os outros alunos e pensa que o mundo gira em torno dela.  Ela é um espécie de "abelha rainha", que serve de modelo para as outras meninas do grupo e que sem perceber, sempre são influenciadas por ela. Eu tenho confessar, que muitas vezes eu torci para que ela tivesse sido "castigada" no lugar da Sam. 
Kent-  Ele foi o melhor amigo da Sam, quando os dois eram crianças e sabe que no fundo ela é uma pessoa boa. Ele é inteligente, sensível e apesar de não ser popular e se vestir mal, ele seria o melhor namorado que a Sam poderia ter. 

O Casal 
Sam e Kent não são um casal, mas você vai passar o livro inteiro torcendo para que eles se tornem um casal um dia. Os momentos em que eles estão juntos são os meus favoritos dessa história. É impossível não torcer para que eles fiquem juntos no final. Kent desperta na Sam o que ela tem de melhor é lindo ver como a relação deles vai evoluindo no decorrer da trama. 

A Conclusão
Antes que eu vá é um livro comovente, que vai te fazer refletir muito sobre a forma que nós enxergamos o mundo e lidamos com as pessoas que estão ao nosso redor. É um livro que fala sobre amizade, bullying e segundas chances... O enredo é muito interessante, os personagens foram muito bem construídos e a narração é muito envolvente. Por fim, só me resta dizer, que essa história é realmente muito especial e  que você não vai se arrepender se ler o livro e se assistir ao filme. 


Então meus amores, qual a opinião de vocês sobre essa história?

10 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Eu quero muito ler o livro e assistir o filme... Parece mesmo ser uma estória emocionante e para refletir... Adorei o post!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho preguiça de ler então sempre opto por assistir o filme hehe. Gostei desse aliás, já fiquei com vontade de ver *-*
    Inclusive hoje assisti "A Arte da Conquista" que vi de indicação aqui no blog <3

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi,
    Ah, ganhar livros no niver é tudo de bom! E já curti sua primeira dica porque estou bem curiosa pra ler. Gosto quando autores focam em alguns desses assuntos.

    tenha uma ótima semana =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu também comprei essa edição, ficou lindo 🙂
    Eu gostei tanto do livro quanto do filme, mas o filme acabou ficando mais dinâmico e a leitura do livro um pouco mais lenta. Mas eu adorei e a temática do livro é muito bem pensada e merece ser lida.
    Adorei sua resenha, beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
  5. OOOOOOI

    que capa bonita!
    pela fotografia do filme, já dá pra gente ver que tem uma carga dramática bem grande, mas isso não significa que vai ser desolador, né? a gente pode aprender muito, como você disse, e tirar boas liçoes desse tipo de história
    fiquei a fim de ler e de assistir

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Parece interessante!
    adorei o teu blog! ganhaste uma nova seguidora!
    passa no meu e diz o que achas!
    beijinhos
    http://eyeelement.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  7. OOi eu quero muito ler o livro e assistir ao filme, adorei a resenha.
    Beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabi, tudo bem?

    Eu adorei o filme e o livro e sempre que penso no fim me dá uma dorzinha no peito rs Realmente foi uma obra bem adaptada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada pelos cometários meus amores!
    Mil Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabi, eu também amei o livro e filme! Foram muito bem escrito e produzido!!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!