Os Melhores Desenhos Animados de Todos os Tempos

Os desenhos animados têm o poder de conquistar as crianças e os adultos. E com tanta diversidade e tipos de desenhos, fica quase que impossível fazer uma lista justa, sem deixar nenhum desenho importante de fora. Mas, é claro, sempre há aqueles que fizeram mais sucesso, que chamam mais a atenção.
Então agora eu vou falar um pouco sobre os meus desenhos animados favoritos:

Os Simpsons

O Desenho animado que está a mais tempo no ar e sendo produzido. O desenho animado que ocupa a mais tempo um horário nobre na TV americana. O desenho animado mais querido pelos americanos e por diversas pessoas ao redor do mundo. Essa é a forma simples de definir o que Os Simpsons representa para o mundo televisivo.
A série é focada nas aventuras de uma típica família suburbana do meio-oeste norte-americano. O pai, Homer Simpson, é inspetor de segurança da Usina Nuclear de Springfield (em Portugal, chamada de Central Nuclear de Springfield). Marge Simpson, sua esposa, é uma dona de casa estereotipada. O casal tem três filhos: Bart, um garoto rebelde de dez anos; Lisa, uma menina-prodígio de oito anos que adora tocar saxofone e Maggie, a caçula da família, uma bebê que não fala, mas que é considerada pelos fãs como o mais inteligente e misterioso personagem da série(que depois é revelado que toca saxofone melhor que Lisa). Completam a família um cachorro chamado Ajudante do Papai Noel (em Portugal, Santa's Little Helper), além de um gato chamado Bola de Neve (em Portugal, Snow Ball). Os produtores decidiram que os personagens não envelheceriam ao longo da série, embora celebrações como festas religiosas e de fim de ano apareçam com frequência. Há ainda um grande número de personagens menores, desde parentes da família até coadjuvantes eventuais.
Os Simpsons faz tanto sucesso ao redor do mundo que algumas curiosidades marcam a série, como o famoso “D’oh” de Homer que entrou como um verbete num dicionário britânico. Ao todo mais de 50 celebridades já apareceram em Springfield, cidade fictícia onde vive a família Simpsons, alguns brasileiros, como Ronaldo.
O desenho já visitou o Brasil, fazendo uma sátira divertida a forma como o estrangeiro enxerga o Brasil. O episódio em que a família chega ao país e vê praticamente uma floresta cheia de selvagens é muito criticada por autoridades brasileiras, principalmente porque andando pelo Rio de Janeiro, a família é assaltada. Como os produtores não se preocupam muito com críticas, num episódio futuro, novamente satirizam o Brasil, quando Liza diz: “Esse é o pior lugar em que já estivemos” e Bart responde: “Pior que o Brasil?” e a menina lembra que o Brasil realmente foi pior. Este episódio foi censurado no Brasil e essas falas foram substituídas.
A família mais querida do mundo televiso está em exibição nos EUA na sua 21ª temporada tendo sido exibidos mais de 450 episódios diferentes. O único filme de Os Simpsons foi um fenômeno em todo o mundo e recebeu grandes elogios de toda a crítica mundial.




Pica-Pau

Uma lista decente sobre os melhores desenhos da história em que não figura Pica-pau entre os primeiros lugares, não pode sequer ser vista. Essa é opinião unânime entre crianças de diversas gerações, já que o desenho foi produzido em 1940 e até hoje é fenômeno de audiência ao redor do mundo.
Pica-Pau (no original em inglês Woody Woodpecker) é o nome de um personagem de desenho animado de mesmo nome, um pica-pau antropomórfico (animal com corpo e características humanas), que estrelou vários curtas-metragens de animação produzidos pelo estúdio de Walter Lantz e distribuídos pela Universal Pictures. Embora não seja o primeiro dos personagens "malucos" que tornaram-se populares nos anos 1940, o Pica-Pau é considerado um dos personagens mais notáveis do gênero.
Pica-Pau sofreu diversas mudanças no seu visual, ganhando traços mais simpáticos, uma aparência mais refinada e um temperamento mais tranqüilo. O Pica-Pau foi inicialmente dublado, nos Estados Unidos, por Mel Blanc, que também fez as vozes de quase todos os personagens do sexo masculino das séries Looney Tunes e Merrie Melodies. Como dublador do Pica-Pau, Blanc foi sucedido por Ben Hardaway, e mais tarde por Grace Stafford, esposa de Walter Lantz.




Bob Esponja

Bob Esponja, que este mês completou 10 anos de exibição, é sem dúvida alguma, um dos desenhos mais queridos pelas crianças do Brasil e do mundo todo. Nos EUA é um fenômeno de audiência que já chegou a ser comparado com Os Simpsons, outra animação de vida longa e respeitada pela crítica mundo afora.
O desenho conta a história de Bob Esponja, uma esponja-do-mar quadrada e amarela que vive no fundo do Oceano Pacífico, numa cidade submarina chamada Fenda do Bikini. Ele trabalha como cozinheiro na lanchonete Siri Cascudo, especializada em hambúrguer de siri, cujo proprietário é o Sr. Siriguejo. Junto com Bob, trabalha na lanchonete um polvo ranzinza chamado Lula Molusco. O melhor amigo de Bob é Patrick, uma estrela-do-mar rosa. Os roteiros dos episódios giram em torno da ingenuidade de Bob Esponja e Patrick, que nunca encontram malícia nas atitudes de Sr. Siriguejo, Lula Molusco, Plankton e outras personagens ardilosas da trama.
No Brasil, Bob Esponja é transmitido na TV aberta há muitos anos pela Rede Globo e, mesmo quando há alteração na grade e mudanças em praticamente todos os desenhos animados, como ocorreu em 2009, o desenho é mantido na programação por ter ótimo retorno em termos de audiência.
Existe uma geração de crianças apaixonadas pela esponja que vive no fundo do mar e que consomem tudo que se refere ao desenho, desde roupas, até produtos escolares, tornando Bob Esponja um verdadeiro fenômeno comercial.




Três Espiãs Demais

Três Espiãs Demais é uma série de desenho animado produzido pelo estúdio francês Marathon Production (a mesma de Martin Mystery e Team Galaxy). A produção se iniciou em 2001 com quatro temporadas e uma quinta e última ainda sendo exibida na Europa, Canadá e no Brasil. Há um filme de 90 minutos que será exibido em 2D em 2009, 2010, com tratos já fechados com as distribuidoras Les Films de l'Elysée na Benelux, a SPI na Europa Ocidental, Dream World na Suíça, Rialto na Austrália, GUSSI no México, enquanto as negociações estão em seu processo final, no Brasil, na Alemanha, no Reino Unido, na Colômbia, na Grécia e na Espanha. Cada temporada possui 26 episódios, somando dá mais de 130 episódios. O estilo visual dos personagens tenta imitar as séries de animação japonesa, sendo considerado um Pseudo-anime. No Brasil, a série foi inicialmente exibida no extinto canal Fox Kids, continuando no Jetix. Também é constantemente exibido na TV aberta pela Rede Globo.
Algumas pessoas consideram que o enredo é baseado na famosa série da década de 70 As Panteras, mas isso não é verdade, visto que as três espiãs são adolescentes que trabalham para o serviço secreto, tudo muito diferente.



Pokemon

Pokemon é uma franquia japonesa mundialmente conhecida que engloba uma variada gama de produtos. Dividida em várias mídias, foi iniciada com o jogo eletrônico Pokemon Red & Green, para o vídeo game portátil Game Boy, em Fevereiro de 1996. Pokemon é a criação do programador japonês Satoshi Tajiri e seu amigo, o desenhista e designer Ken Sugimori. Após seus primeiros jogos, vários outros foram produzidos, num total de 27, e a série se expandiu para vários mangás, um jogo de cartas oficial, um anime, hoje em sua 12ª temporada, e 11 filmes já lançados, além de um 12º em produção. Pokemon tornou-se um marco na cultura pop dos anos 90 e a venda de seus jogos ultrapassou 180 milhões de unidades em todo o mundo, o que levou a série a ser a segunda mais vendida da Nintendo e também de todo o mundo, ambas as vezes atrás apenas de os jogos da série Mario Bros.
O anime é, depois dos jogos, a segunda mídia mais importante de Pokemon e foi criado com o intuito de aumentar o valor da série. A Nintendo aproveitou a receptividade dos primeiros jogos junto às crianças para investir na produção de uma série de desenhos animados. Através da televisão, crianças que não possuíam Game Boys entraram em contato com Pokemon, expandindo ainda mais a área de influência da marca. Nos Estados Unidos, a boa receptividade dos primeiros jogos motivou a dublagem e lançamento do desenho em 1999. Pokemon tornou-se popular primeiramente com o lançamento da série de desenhos pelos canais Record e Cartoon Network no Brasil.
O anime conta a história do garoto Ash Ketchum, um garoto decidido a tornar-se o maior Mestre Pokemon de todos os tempos sendo reconhecido no mundo todo. Para poder iniciar sua jornada, acaba ganhando um Pikachu que odeia ficar dentro de Pokébolas e por isso segue viagem no ombro de seu treinador. Em sua jornada, Ash conhece duas pessoas que o acompanham: uma delas é Misty, uma garota que teve sua bicicleta destruída por Pikachu e passa a viajar com Ash para fazê-lo pagar por ela, e Brock, ex-líder de ginásio e um criador de Pokemon, que flerta com todas as mulheres. Ash e seus amigos sempre são perseguidos pela Equipe Rocket, formada por Jessie, James e Meowth, que a toda hora tentam derrotar e capturar Pikachu, sempre falhando.
O sucesso desse anime no Brasil foi considerado impressionante no início da década de 2000, quando era transmitido pelo programa da Eliana na Rede Record. Ainda hoje muito se fala desse desenho, o filme foi um sucesso monstruoso.


Hamtaro

Hamtaro é um anime de sucesso no Japão entre outros países.
Conta as aventuras de pequenos hamsters que saem de suas gaiolas para se reunir com seus amigos ou ajudar os seus donos.
A venda de hamsters no Japão duplicou por causa deste anime. O personagem principal é um hamster de nome Hamtaro (o tema do anime), que mora com sua dona Laura.
Quando estão em perigo eles costumam usar o "poder Ham Ham", que na verdade é apenas uma iniciativa dada por um hamster a todos os outros para fazer a mesma coisa, ex. Se um pula alto, os outros também e assim vai.
O melhor amigo de Hamtaro, além de sua dona, é sem dúvida o Fofuxo, que por coincidência é o hamster da melhor amiga de Laura, dona de Hamtaro.
A Turma do clubinho: Hamtaro, Bijou, Fofuxo, Chefe, Pachimina, Penélope, Jojô, João, Aurélio, Panda, Soninho, Tureco, Mauricinho, Touquinha e Jingle.



Baby Looney Tunes

Baby Looney Tunes é um desenho animado dos Estados Unidos da América, basenado-se em verões bebês dos Looney Tunes.
A Historia começa quando os Looney Tunes bebês aprontam na casa da vovó, els são uma turma muito feliz, que diverte todas as idades, principalmente as crianças . Com os mesmos personagens: Pernalonga, Frajola, Piu-piu,Taz.



O Clube das Winx

Winx Club (conhecido no Brasil como O Clube das Winx e em Portugal como Clube Winx) é um desenho animado italiano de 2004 criado por Iginio Straffi e produzido pela Rainbow S.p.A. Os cento e quatro episódios da série são feitos para crianças entre as idades de seis anos a quinze anos e teve uma linha internacional de brinquedos, livros, roupas, DVDs e um filme. Em 2009, As Winx retornam com sua quarta temporada, uma temporada bem diferente das outras, renovando a série. Também, na quarta temporada a nova personagem, Roxy, entra na saga do Clube das Winx.

Em 2007, o primeiro filme do desenho foi lançado nos cinemas, com o nome Winx Club - Il Segreto Del Regno Perduto (Winx Club - O Segredo do Reino Perdido). O filme foi lançado em 2008 em Portugal, e no momento existem negociações para trazer o filme para o Brasil. Uma sequência do filme está programada para ser lançada em 2010.

No Brasil, a série é exibida pelo Cartoon Network, Boomerang e pelo SBT, e é dublada pelos estúdios Double Sound e Audio News. Em Portugal, é exibido pelo Canal Panda e pela TVI.

Foi revelado no show de licenciamento de 2009 em Las Vegas, que as Winx irão retornar para uma quinta temporada entre 2010 e 2011, com um segundo filme feito para o verão de 2010.



Scooby-Doo

Scooby-Doo é um desenho animado americano produzido pela Hanna-Barbera, e criado no ano de 1969 por Iwao Takamoto.

Constituído por um grupo de quatro adolescentes metidos a detetives Fred, Velma, Daphne e Salsicha, com um cão Dogue Alemão falante chamado Scooby-Doo, que viajam num furgão psicodélico chamado Máquina Mistério e ajudam a investigar casos misteriosos. Visitam lugares inóspitos, casas mal-assombradas, parques abandonados, pântanos e ilhas, ameaçados por fantasmas, múmias, monstros e terríveis vilões.

Os detetives juvenis seguem pistas, fogem dos vilões e, muitas vezes, vêem-se perdidos em labirintos, passagens secretas e porões escuros. Dividem-se sempre em dois grupos: Fred e Daphne vão por um lado, enquanto Salsicha e Scooby acompanham Velma, que, apesar da esperteza e inteligência, vive perdendo seus óculos e se metendo nas confusões de Salsicha e Scooby.

A formula dos episódios é sempre a mesma, mas isso não tira o brilho do programa: depois de uma cena de perseguição ou uma sequência musical, e por meio de algum plano ou idéia mirabolante, os vilões sempre são pegos. Estão sempre mascarados e as verdadeiras identidades são reveladas ao tirarem suas máscaras. Por trás delas há sempre o rosto de algum personagem já conhecido na história. Cada vez que são desmascarados, os vilões sempre dizem: "Eu teria conseguido se não fossem por aqueles garotos intrometidos e esse cachorro idiota". Esse bordão (a tradução para a dublagem quase sempre muda as palavras) faz parte de quase todos os desenhos e filmes realizados. É a série com maior número de temporadas de todos os tempos.



Ursinhos Carinhosos

Care Bears (Ursinhos Carinhosos no Brasil e em Portugal), são um conjunto de personagens criado pela American Greetings em 1981 para cartões de boas-festas e de aniversário (greeting cards). O desenho original para os cartões foi pintado pela artista Elena Kucharik. Em 1983, a Kenner criou o primeiro de uma série de ursos de peluche (pelúcia) baseados nos Ursinhos Carinhosos. Cada ursinho tem uma cor diferente e uma insígnia individual na barriga.

Os Ursinhos Carinhosos apareceram na sua própria série de televisão, The Care Bears, de 1985 a 1988, para além de três filmes de longa-metragem baseados na série: The Care Bears Movie (1985), Care Bears Movie II: A New Generation (1986) e The Care Bears Adventure in Wonderland (1987).
A série e os direitos autorais foram adquiridos pela Walt Disney Pictures em 2010.
Dentre os vários personagens que habitam a Nuvem Rosa, os chamados ursinhos carinhosos, estão: Valente, Ternura, Sonho, Coração, Amado, Amor-Sem-Fim, Brilhante, Caridosa, Amor, Boa-Sorte, Campeão, Vovó Ursa, Animada (ou Rosada), Sincera, Cavalinho Nobre, Pé de Mesa, Doçura, Pé-de-Vento, Ursinho dos Desejos, Amigo, etc.




Mil beijos!

1 comentários:

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!