14 março 2016

Resenha do Livro: Depois de você - Jojo Moyes

Meus amores, todas as pessoas que acompanham o meu blog e me seguem nas redes sociais sabem, que eu amei ler "Como eu era antes de você" e estava contando os dias para ler a sequência. Pois muito bem, o momento tão esperado finalmente chegou e no post de hoje, eu vou compartilhar com vocês, a minha opinião sobre essa história emocionante. 
Sinopse: Quando uma história termina, outra tem que começar...
Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes.
Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.
Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

O Livro / A Narração
Depois de você, é a aguardada sequência do livro; "Como eu era antes de você". Portanto, esse segundo livro, segue o mesmo padrão estético do seu antecessor. A capa é delicada e simples e consegue transmitir com perfeição, a essência da história. Além disso, a diagramação está impecável. Porém, o tamanho escolhido para a fonte poderia ser maior. 
Assim como aconteceu no livro anterior, a história é narrada em primeira pessoa, pela protagonista Lou Clark. A narração é feita de forma leve, envolvente e repleta de detalhes. Dessa forma, é muito fácil se conectar com a trama e seus personagens. 

A História
Esse livro, mostra o que aconteceu na vida de Lou Clark, após a morte de Will Traynor. Nele, nós descobrimos como ela está lidando com a dor da perda e também, se ela seguiu os conselhos de Will e resolveu aproveitar a vida...
Logo no início do livro, percebemos, que Lou ainda está muito abalada pela morte do Will e que esse fato, a impede de seguir em frente com a sua vida. Por isso, no decorrer da trama, nós podemos acompanhar a Lou durante a sua jornada de superação e torcemos muito, para que ela consiga encontrar o seu final feliz. 

Os Personagens
Lou Clark-  Ela perdeu aquele brilho especial, aquela alegria de viver e deixou de lado, as suas roupas coloridas, sua principal característica no livro anterior. A morte de Will, fez com que ela amadurecesse muito rápido, ficasse deprimida e perdesse completamente o sentido na vida. Ela se tornou uma pessoa completamente perdida. O pior de tudo, é que ela não sabe o que fazer pra melhoras as coisas e ainda tenta fingir para os outros, que está tudo bem. 
Felizmente, a única coisa que não mudou, é vocação que ela tem para ajudar as pessoas e no decorrer da trama, ao tentar ajudar uma pessoa muito especial, ela acaba conseguindo ajudar a si mesma. 
Lily -  Uma adolescente rebelde e carente, que tem uma péssima relação com a sua mãe. Ela  não sente, que faz parte de verdade da sua família e tudo que ela mais quer na vida, é se sentir amada e perceber, que pertence a algum lugar. Assim como Lou, ela também se sente perdida e juntas, elas vão trilhar o mesmo caminho em busca de um final feliz. (A Lily, é  filha de um personagem muito especial e importante para todos nós). 
Sam- Ele é um paramédico, que resgata a Lou, quando ela sofre um acidente no início do livro. Por estar acostumado a lidar com a vida e com a morte, ele é o único capaz de entender, o que a Lou está sentindo. Ele trouxe mais cor e felicidade, para a vida da nossa protagonista e as páginas ficam bem mais interessantes quando ele aparece. Ele nunca vai fazer com que o Will seja esquecido, mas é o que a Lou precisa nesse momento. 
Outros Personagens- No decorrer da história, a Lou decide participar de um grupo de apoio, que se chama: "Seguindo em frente". Nesse grupo, as pessoas que estão vivendo o luto, trocam, experiências e tentam  superar juntos, a perda de seus entes queridos. Durante essas reuniões, nós conhecemos personagens muito interessantes e que ajudam a movimentar a trama. 

A Conclusão
Depois de você, é um livro destinado a ser amado ou odiado, pelos leitores de "Como eu era antes de você". Ele vai ser amado, porque os personagens foram muito bem construídos e enfrentam problemas reais, que poderiam acontecer com qualquer um de nós.  Ele vai ser amado, porque é um livro, que vai te fazer rir, chorar, torcer, suspirar e acima de tudo, refletir muito, sobre o quanto as nossas escolhas, podem mudar as nossas vidas. 
Porém, esse livro também vai ser odiado, pois em se tratando da "aguardada sequência, de Como eu era antes de você", essa obra deixou muito a desejar. Na minha opinião, ele não funcionou como uma sequência. Eu senti, que "pegaram" a protagonista e colocaram ela pra viver um novo drama. Sabe aquelas séries de livros, onde em cada obra, a protagonista tem que enfrentar um problema diferente? Pois é, foi exatamente isso que eu senti, lendo essa história. Ao invés, da autora solucionar todos as questões, que ela tinha deixado em aberto no final do livro anterior, ela preferiu criar mais drama na vida da protagonista. Como se todos os problemas enfrentados pela Lou, no livro anterior, já não fossem complicados o suficiente. Além disso, pra piorar a situação, o final do segundo livro, deixa ainda mais dúvidas sobre o futuro da Lou, do que o livro anterior. Por todas essas razões, eu considero o segundo livro totalmente desnecessário e preferia, que a autora tivesse encerrado a história da Lou, no primeiro livro mesmo. Apesar de tudo nisso. eu ainda recomendo esse livro, pois ele merece ser lido, nem que seja apenas para matar a saudade dos nossos personagens favoritos e para conhecer os personagens novos. Então, não criem expectativas e se joguem nessa nova aventura! 


Então meus amores, qual a opinião de vocês sobre esse livro?

7 comentários:

  1. Oii Amiga,
    Já leu o segundo livro??
    Não li sua resenha não, para evitar spolier visto que ainda não li o primeiro livro, mas adoro as imagens que posta!!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  2. Oi Miga
    Eu ainda não li este livro e não pretendo. Ficarei no primeiro. Normalmente eu não curto muito continuações.
    Estou vendo todo mundo lendo, e parece interessante.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu já li "Como eu era antes de você" e adorei! Esse eu nunca li, estou bem curiosa pra ler. Adorei o post, ficou ótimo.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  4. Não li, mas pretendo ler, obrigada pela resenha! :D
    Bjs
    http://eaibelezinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Gabriela. Quero muito ler essa série da Jojo Moyes. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada pelos comentários meus amores!
    Mil Beijos!

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home
Layout criado por