Mitologia Grega

Eu começei a me interessar por esse assunto quando eu assisti o seguinte desenho:


Hercules (Hércules no Brasil) é um personagem fictício, que apareceu pela primeira vez como protagonista do filme animado da Disney Hercules e mais tarde no midquel série televisiva com o mesmo nome. Ele é baseado no mítico personagem Hercules, embora alguns aspectos de sua vida muito diferente da original lenda. Por exemplo, embora ele seja chamado de "semi-deus", tanto no mito e da versão Disney, a Disney em versão integral, ele é o filho de Zeus e Hera, que tem a sua divindade roubado dele. Ele popularizado a frase "Zero a Herói" e é expressa pelas Tate Donovan (embora no filme, a sua voz como um adolescente foi Josh Keaton).

No Brasil, foi exibido pelos extintos Disney Club e Disney Cruj entre 1999 a 2003, ambros no SBT.



Desde então eu me encantei pela Mitologia Grega e por uma história em especial, a história da Deusa Afrodite e  é sobre ela que eu resolvi falar hoje...

Afrodite

 Na mitologia grega, Afrodite era a deusa do amor, da beleza corporal e do sexo. Para os gregos, ela tinha uma forte influência no desenvolvimento e prazer sexual das pessoas. Era considerada também a deusa protetora das prostitutas na Grécia Antiga. Foi cultuada nas cidades de Esparta, Atenas e Corinto.

Nascimento e relacionamentos 

De acordo com a mitologia, Afrodite nasceu na ilha de Chipre. Filha de Zeus (deus dos deuses) e Dione (deusa das ninfas), casou-se com Hefesto (deus do fogo). Porém, em função de suas vontades e desejos, possuiu vários amantes (homens mortais e outros deuses). Chegou a ter um filho, Enéias (importante herói da Guerra de Tróia) com o amante Anquises.



Principais filhos de Afrodite: 

- Com Hermes (deus mensageiro) teve o filho Hermafrodito.
- Com Ares (deus da guerra) teve os filhos Eros (deus da paixão e do amor) e Anteros (deus da ordem).
- Com Apolo (deus da luz, da cura e das doenças) teve o filho Himeneu (deus do casamento).
- Com Dionísio (deus do prazer, das festas e do vinho) teve o filho Príapo (deus da fertilidade).

Curiosidades: 

- Na mitologia romana, Afrodite era chamada de Vênus.

- Esta deusa inspirou vários artistas (pintores e escultores), principalmente, na época do Renascimento Cultural. Uma das obras mais conhecidas é “O nascimento de Vênus” do pintor renascentista italiano Sandro Botticelli

 

Mil Beijos!


 


2 comentários:

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!