Resenha do Livro: A Hospedeira

Meus amores, desde que eu assisti o filme: A Hospedeira eu sabia, que eu iria querer ler o livro que deu origem ao longa. Afinal, todo livro escrito por Stephenie Meyer, precisa ser lido. No post de hoje, eu trago pra vocês, a minha opinião sobre essa história.
Sinopse: Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente. Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam.
                                                           Livro x Filme
The Host - the-host Fan Art
 No livro, os personagens ganham muito mais destaque do que no filme, inclusive os coadjuvantes. Outra diferença, é que os personagens foram descritos de uma maneira no livro e no filme, os personagens não possuem as mesmas características físicas, como cor de pele, olhos, cabelo e até mesmo idade. Porém, apesar dessas mudanças, o filme conseguiu manter a essência do livro e ser bem fiel á ele. A principal diferença, é que o livro é rico em detalhes e o filme conta a mesma história, só que de uma maneira mais resumida. Sendo assim, o livro e o filme se completam e eu gostei muito dos dos dois.
Narração & Livro
Em primeiro lugar, eu preciso dizer, que eu amei a capa desse livro é linda demais! Além disso, as letras são bem grandes, o que facilita a leitura. Falando nisso, eu preciso contar uma coisa muito importante, sobre as fontes utilizadas nesse livro: o tipo de letra muda, dependendo de quem está narrando o livro. Antes que vocês fiquem confusos, eu vou explicar: o livro é narrado em primeira pessoa, pelas personagens Melanie e Peregrina e elas alternam a narração durante alguns capítulos do livro. Mas a maior parte do tempo, o livro é narrado pela Peregrina. Então, com a mudança   das fontes, é mais fácil identificar quem está narrando. Pois se a fonte muda, significa que a narradora também mudou. 
Como todo livro de ficção científica, esse livro requer muita atenção durante a leitura, já que ele possui um enredo bem complexo. Porém, eu não senti  nenhuma dificuldade em compreender essa história, como alguns leitores afirmaram que sentiram. Pelo contrário, esse livro possui uma narrativa esclarecedora, que flui naturalmente, no decorrer da trama. Provavelmente, eu tive mais facilidade, porque eu assisti ao filme, antes de ler o livro. Então, conforme eu li as páginas, eu conseguia enxergar com muita clareza, as cenas do filme passando na minha memória. Isso me fez gostar ainda mais, da maneira como o livro foi narrado, repleto de detalhes e com muita emoção em cada página.

Personagens
Peregrina: Personagem principal. Peregrina se apoderou do corpo de Melanie. Ela se sente culpada por ter prejudicado Melanie e as pessoas próximas dela, e durante todo o livro está sempre colocando o bem-estar dos outros acima do seu. Ela é alma mais doce e meiga, que existe em todo o universo! Peregrina se apaixona por Jared (namorado de Melanie) e cria um afeto por Jamie, irmão mais novo dela, devido às memórias que o corpo de sua hospedeira guardava deles, eventualmente construindo sua própria relação com eles. Mas com o decorrer do livro, ela se apaixona de verdade por Ian ( algo que acontece separadamente do corpo de Melanie). 
MelanieMelStryder: Humana, Melanie tem seu corpo invadido pela Alma Peregrina. Melanie luta para que Peregrina saia de seu corpo, mas no decorrer do livro, elas viram amigas e partem para uma viagem em busca do homen a qual ambas amam. As conversas entre Melanie e Peregrina são a melhor parte do livro. É muito bonito ver, que as duas se tornaram melhores amigas e passaram a lutar juntas, apesar das circunstâncias.
Ian O’Shea: Um dos humanos que moram na resistente caverna de Tio Jeb. Inicialmente tenta matar Peg ao lado de seu irmão Kyle, mas acaba tornando-se um dos primeiros personagens a lhe aceitar e apoiar. Ele se apaixona por ela e demonstra ser bastante devotado, sem nenhum problema com o fato de ela ser de outra espécie.
Jared Howe: Namorado de Melanie. É lindo, forte e determinado.

O Quadrado Amoroso
Durante o desenrolar do livro, nós somos apresentados a dois casais. O Primeiro casal, é formado pelos humanos: Melanie e Jared Howe juntos, eles passaram por muitas dificuldades e o amor deles, foi se fortalecendo muito, a cada obstáculo superado. É muito lindo ver, que apesar de todos os problemas que eles tiveram que enfrentar, eles conseguiram construir uma linda história de amor. O segundo casal, é formado pela alma Peregrina e pelo humano Ian O’Shea. Eles formam o casal mais fofo e romântico do livro. Os diálogos entre os dois, são muito lindos. É lindo poder ver, a relação deles evoluindo de uma bela amizade e se transformando em amor. Mesmo com todas as dificuldades e mesmo eles sendo de espécies diferentes. Juntos, eles vão provar para todos, que o verdadeiro amor, supera todas as diferenças! Além disso, já dá pra imaginar que esse quadrado amoro, rendeu muitas cenas de ciúme né?! Vocês vão morrer de rir com esses diálogos!

Conclusão
A Hospedeira é um dos melhores livros, que eu já li na minha vida! Como todo livro de ficção científica, esse livro nos apresenta, uma realidade totalmente diferente, da que estamos acostumados. Isso permite ao leitor, embarcar totalmente, nessa história e imaginar como seria a nossa vida, se aqueles fatos realmente fossem reais. Esse livro, é uma crítica a sociedade em que vivemos e nos faz refletir muito. Além disso, os personagens são encantadores, a narração é muito envolvente e o enredo é fascinante! É o tipo de livro, que vai te fazer rir e chorar ao mesmo tempo!  Com tantos pontos positivos, é praticamente impossível não se apaixonar por essa história! Eu amei esse livro e recomendo, pois esse é o tipo de livro, que todos deveriam ler. Eu tenho certeza, que vocês também vão gostar dessa história, tanto quanto eu gostei!

Então meus amores, o que vocês pensam sobre esse livro?

Mil Beijos!

10 comentários:

  1. Oi Gaby!

    Esse também é um dos melhores livros que eu já li na minha vida. Acho que a Stephenie merecia fazer mais sucesso por ele do que por twilight. Mas o filme eu me decepcionei um pouco D:

    beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que delícia saber que você se envolveu tanto com a leitura!
    Eu tenho esse livro HÁ MUITO TEMPO aqui, vai fazer aniversário de dois anos aqui e nunca parei para ler. :(
    Ainda nem vi o filme na verdade. ;/

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Já li o livro e amei
    A autora criou um universo fantástico
    Só preciso assistir o filme

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Acho que tenho que começar confessando a verdade: eu não gosto da Meyer. Li toda a Saga Crepúsculo e confesso que, nela, apenas poucos pontos de enredo me prenderam. No meu ponto de vista, definitivamente não é a melhor Saga sobrenatural existente e menos ainda a melhor releitura dos vampiros (o que entra em contraponto com a releitura dos lobisomens - a de Meyer é quase perfeita).
    Mas voltando ao assunto do post: cara, eu fui fisgado pelo seu ponto de vista. xD Achei bem interessante que Meyer tenha escrito um livro narrado por vários personagens - isso requer uma capacidade criativa grande, e isso só prova que ela tem bastante; além de que eu gosto de histórias sobre isso: distopias armagedônicas sobre invasões alienígenas. Isso também não é algo fácil de ser escrito: se realmente Meyer conseguiu fazer isso com proeza, ela ganha meu respeito pro resto da vida.
    E eu vi o trailer do filme quando fui à estreia de Dezesseis Luas. Fiquei bestificado, cara, sério. O trailer tava foda demais. E, por favor, convenhamos... Max Irons. ~todos babando~
    Enfim, meu bem. Adorei a resenha! Obrigado pela opinião. A Hospedeira logo estará em minha estante. ;D
    Beijão!

    http://ocontofadista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pelos comentários meus amores!
    Mil Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Adoro A Hospedeira e acho que foi a adaptação foi bastante fiel, adorei tudo! <3

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada pelo comentário amiga linda!
    Mil Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  8. Nossa Eu Li o Livro Vi o Filme e Me Apaixonei, Adorei a Sua Resenha e Concordo Com Você em Tudo, Só Queria Fazer Uma Pergunta: "Você é Team Ian ou Team Jared?"
    Eu Sou team Ian e Sou Apaixonada Por O'Wanda...XOXO
    AMEI o Seu Blog...XOXO

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada pelo comentário eu sou totalmente "Team Ian". Mil Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Eu amei a resenha e fiquei com muita vontade de ler, porque sua opinião foi diferente da qual assisti em videos resenhas, eles diziam que era chato. Mas com sua resenha, mudei de ideia, vou comprar o livro!
    Já até fiquei apaixonada

    http://simplesmenteumleitor.blogspot.com.br/
    Dê um olhada lá no meu blog

    ResponderExcluir

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!