Resenha do Livro: A Geografia de Nós Dois

Meus amores como vocês sabem, eu escolhi o mês de Janeiro para colocar todas as minhas leituras em dia. Já que essa época do ano é bem parada, pois a maioria da população está de férias e quase todas as minhas séries favoritas estão em hiatus.  Por isso, no post de hoje, eu vou compartilhar com vocês a resenha de mais um livro que eu li esse mês.

Sinopse: Lucy mora no vigésimo quarto andar. Owen, no subsolo... E é a meio caminho que ambos se encontram - presos em um elevador, entre dois pisos de um prédio de luxo em Nova York. A cidade está às escuras graças a um blecaute. E entre sorvetes derretidos, caos no trânsito, estrelas e confissões, eles descobrem muitas coisas em comum. Mas logo a geografia os separa. E somos convidados a refletir... Onde mora o amor? E pode esse sentimento resistir à distância? Em A Geografia de Nós Dois, Jennifer E. Smith cria tramas cheias de experiências, filosofia e verdade.

O Livro
Eu não sei se vocês também seguem essa regra, mas sempre que eu leio um livro de um autor (a) e gosto dessa obra, a partir daquele momento, eu me sinto conectada com esse escritor (a) e começo a querer ler todos os livros que essa pessoa escrever daquele dia em diante. Afinal, quando nós encontramos alguém que tem um escrita envolvente, não podemos deixá-lo escapar, não é mesmo? Foi por esse motivo, que eu decidi ler esse livro. Eu já tinha lido um livro dessa autora chamado: "A Probabilidade Estatística do Amor á Primeira Vista" e amei. Por isso, eu tinha certeza de que com esse livro não seria diferente. Além disso, a capa desse livro é muito linda, os capítulos são curtos e eu amo ler um bom romance. Porém, o tamanho escolhido para fonte deveria ter sido maior.

A Narração
O livro é narrado em terceira pessoa e quem acompanha o meu blog sabe, que não curto muito esse tipo de narração. Eu prefiro quando o livro é narrado em primeira pessoa, pois a história fica mais pessoal e é mais fácil o leitor se conectar com a trama. Ou seja, para esse tipo de narração me conquistar o livro tem que ser realmente muito bom e a escritora tem que ser realmente muito talentosa, como é o caso da Jennifer Smith. Ela conseguiu criar uma narração leve, envolvente e repleta de detalhes. Esse tipo de narração consegue te prende,r mesmo sendo em terceira pessoa. 

A História
Esse livro conta a história de Lucy e Owen, dois jovens que moram no mesmo prédio e se conhecem quando ficam presos dentro de um elevador, durante um blecaute na cidade de  Nova York.  No período em que os dois ficam presos dentro desse elevador eles começam a conversar e esse episódio aproxima muito os dois. Porém, o destino reserva uma grande surpresa para eles: Lucy acaba tendo que se mudar para Edimburgo (Escócia) enquanto Owen e seu pai, partem em uma viagem de carro sem destino. Ambos começam a explorar o mundo e apesar da distância, eles continuam se comunicando através de cartões postais, compartilhando as novas experiências um com o outro. É evidente, que existe um forte sentimento entre eles, mas será que esse sentimento pode resistir á distância.

O Casal
Lucy - É una garota de 16 anos, tímida, otimista e muito solitária. Seus pais vivem viajando por causa do trabalho e ela nunca participa dessas viagens. Além disso, seus irmãos mais velhos estão na faculdade.  A Lucy enfrenta aquele drama que todos nós já conhecemos, ela é : "A pobre menina rica". Seu maior sonho sempre foi conhecer o mundo.
Owen - A mãe dele morreu recentemente e ele tem que ajudar o pai a lidar com essa perda. Por causa disso, ele teve que amadurecer muito rápido e se tornou um jovem triste, mau humorado e realista. Assim como Lucy, também sonha em conhecer o mundo. 
Juntos, Lucy e Owen formam um casal perfeito e improvável. É impressionante, como eles se completam e apesar das diferenças, eles são mais parecidos do que o leitor imagina. Os diálogos entre os dois são a minha parte favorita do livro e é impossível não torcer por eles.

A Conclusão
A Geografia de Nós Dois proporciona ao leitor uma leitura leve, agradável e ágil. Porém, eu tenho que confessar para vocês, que eu esperava bem mais desse livro. Talvez, porque eu gostei muito do livro anterior da Jennifer (A Probabilidade Estatística do Amor á Primeira Vista) ou talvez, porque esse livro se encaixa naquela categoria, onde a sinopse acaba sendo mais interessante que o próprio livro. Eu não sei exatamente o que deu errado durante essa leitura, mas o fato é que eu criei muitas expectativas em relação á esse livro e eu acabei me decepcionando. Mas pelo menos, eu aprendi uma lição valiosa com essa história toda e eu preciso compartilhar com vocês: "Não é porque você gostou  de um livro de uma determinada escritora, que você vai gostar de todos os livros que essa autora escrever. Porque as pessoas mudam de uma hora para outra e da mesma forma, que eu não sou a mesma pessoa que leu aquele livro anos atrás, o livro também não é mesmo, a autora também mudou e junto com ela, a escrita, os personagens e os cenários. Por isso, não crie expectativas quando for ler uma obra de um escritor conhecido, lembre-se, que algo ser diferente, não quer dizer que seja ruim."
Esse livro é bem diferente do que eu imaginava e esperava, mas essa história é sim muito interessante, os protagonistas são especiais e a narração é envolvente. Provavelmente, essa história teria sido melhor, se os protagonistas tivessem se comunicado mais vezes. Mesmo assim, essa foi uma leitura que valeu a pena e que eu recomendo. 

Então meus amores, qual a opinião de vocês sobre esse livro?

10 comentários:

  1. Até curti a sinopse, mas já vi inúmeras resenhas dizendo de alguma forma que o livro decepcionou, uma pena, pois tirou meu interesse de ler.
    http://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Amiga, sempre tive curiosidade com esse outro livro da autora, tenho muita vontade de ler, e amei saber q amou ele.
    Quanto a este livro é realmente uma pena que não tenha superado suas espectarivas, mas isso acontece né..


    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  3. Li a resenha deste livro em algum lugar e já tinha me interesso por ele. AGora com a sua resenha, super bem feita, quero muuuuito ler!
    Beijos!

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gabriela. Tudo bem?

    Já havia ouvido falar em "A Geografia do Amor", e até me sentia atraído pelo livro, mas confesso que agora fiquei com um pé atrás. Acho que se eu chegar a ler algum dia, tentarei não colocar tantas expectativas, o que é uma pena, pois essa capa e sinopse nos passa a ideia de um romance memorável. Enfim, adorei a resenha!

    Até mais. https://realidadecaotica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorooo o modo como tu divide a resenha, amiga! Ficou ótimo :D
    Eu também adoro ler vários livros do mesmo autor, acho ótimo! Já li a Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista e amei, e desde então estou esperando pra ler esse livro! E entendo que às vezes a gente se decepciona, eu quando gosto muito de um livro de um autor, e depois leio outro, fico meio decepcionada. Não que o livro seja ruim, mas eu vou com expectativas altas ou esperando me apegar tanto aos personagens quanto do livro antigo. Mas nem sempre isso acontece! Entendo seu sentimento :D

    Beijos
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi
    Pena que este livro não foi tudo que vc esperava, e isso acontece mesmo, às vezes amamos um livro de um autor, e quando lemos outro não é tão bom. Comigo já acpnteceu ao contrário, li um livro de romance de época que não curti, mas pela autora ser renomada, resolvi ler outra série, e eu ameii.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Opa! Não conhecia mas se recomenda já anotei aqui na listinha pra ler!
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal

    ResponderExcluir
  8. Tenho vontade de ler esse livro e as vezesm realmente acontece de esperarmos muito mais do que o livro é RSrs
    Gostei da resenha e das fotinhos selecionadas.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada pelos comentários meus amores!
    Mil Beijos!

    ResponderExcluir

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!